PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Telefone/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de DEFESA: MARIA LUIZA DANTAS LINS

DISCENTE : MARIA LUIZA DANTAS LINS
DATA : 06/09/2023
LOCAL: Presencial - Auditório D

“Aprender para ensinar, conhecer para descobrir”: os ensinos de História nos cadernos de planejamento de uma professora em Natal

cadernos de planejamento, espaços escolares, disciplina escolar, ensino de história.

O objetivo deste trabalho é compreender os elementos que constituem os ensinos de História entre os anos de 1991 e 1992 presentes nos cadernos de planejamento da professora Ana Afra, que foram tornados fontes ao entrar em contato com o NDM - Núcleo de Documentação e Memória da Educação do RN/IFESP - Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy. Os cadernos, como objetos da cultura escolar e registros cotidianos, podem ser reveladores de exemplos de ensinos-aprendizagens de História na capital do Rio Grande do Norte. A metodologia que será desenvolvida é baseada no método histórico e ressalta a necessidade de escrever narrativas que revelam a diversidade de ensinos e de como se aprende História. Tal proposição leva em consideração os debates existentes dentro do campo de pesquisa  do ensino de História para extrapolar uma construção historiográfica dicotomizada que é limitada a produções sobre um ensino tradicional e inovador ou restritos a prescrições e legislações educacionais.

Externo à Instituição - EDILSON APARECIDO CHAVES
Interno - 2277360 - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS