PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Telefone/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh
Apresentação

O espaço é uma categoria central em todo estudo de cunho historiográfico. Qualquer acontecimento histórico possui uma dimensão espacial, se refere ou se remete a um dado recorte espacial. No entanto, este foco de análise  tem sido negligenciado quando se trata da produção do conhecimento nesta área. A ênfase dada à dimensão temporal, que caracteriza a disciplina histórica,  tem levado, muitas vezes, a que o espaço seja pensado como um a priori, um dado prévio, um “já lá” que não precisa ser pensado historicamente.

 

Cidade ou campo, passado longínquo ou passado próximo – o espaço é objeto de produção e de apropriação: decisivo nas lutas sociais, participa da segregação social, é suporte de identidades, registro de relações sociais, políticas, culturais ou econômicas, consagração do império da mercadoria ou das experiências espirituais, tela onde se inscrevem os símbolos das elites e de onde elas são derrubadas, centro das utopias, documento do entusiasmo com o progresso.

 

Todos são espaços e nascem da relação necessária entre tempo e extensão, ou da necessidade imperiosa de que haja espaço para que o tempo corra. Numa palavra, para que haja história.

 

Assim, “espaço” é construção material e/ou simbólica, quaisquer que sejam os suportes conceituais adotados (espaço, território, lugar, paisagem, etc), pois levam em conta as dimensões históricas desse espaço: a ação coletiva, as permanências e mudanças, os ritmos diferenciados, as relações entre  as diversas temporalidades. Nesse sentido, o espaço se converte, forçosamente, no domínio do diálogo entre as diversas disciplinas afins.


Programa de Pós-Graduação em História (PPGH)

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – Sala 222

Campus Universitário - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

BR 101 - Km 01, Lagoa Nova

Natal – RN

CEP: 59.078-970

Telefone: (84) 3342-2246 Ramal 755


Horário de Funcionamento:

Manhã: 07:30 às 12:00

Tarde: 13:00 às 18:00

 

Secretário:

Luann Alves

Bolsistas:

Lucas Paiva

Priscilla Oliveira


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao