PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Telefone/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de DEFESA: ALESY SOARES OLIVEIRA

DISCENTE : ALESY SOARES OLIVEIRA
DATA : 30/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/cow-kvri-bfb
TÍTULO: REVISANDO UM PAÍS: O HISTORIADOR RODRIGO OCTÁVIO E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO DA NAÇÃO NO IHGB (1893-1940)

Rodrigo Octávio, IHGB, Historiografia brasileira, Teoria da História,
Primeira República.

Esta dissertação tem como objeto de estudo a produção intelectual do historiador Rodrigo Octávio, destacando suas contribuições para a construção da história republicana do Brasil e sua abordagem em relação ao espaço pan-americano. A pesquisa visa compreender como suas obras influenciaram a historiografia do início do século XX e sua relevância para o entendimento da política externa brasileira. Os objetivos deste estudo são analisar as primeiras obras de Rodrigo Octávio em relação ao posicionamento republicano e sua relação com o IHGB, compreender sua abordagem sobre o espaço pan-americano e a influência dos Congressos de História Nacional, e investigar a construção da obra "Alexandre de Gusmão e o Monroísmo" como uma junção de seus estudos sobre a temática. As fontes utilizadas incluem as obras de Rodrigo Octávio, as conferências documentadas na revista do IHGB, além de textos de outros autores que discutem a política externa brasileira e o pan-americanismo. A metodologia empregada nesta dissertação é de cunho analítico e interpretativo, utilizando a análise de conteúdo das obras de Rodrigo Octávio e das fontes secundárias para identificar suas principais abordagens e contribuições para a historiografia do período. A pesquisa pretende demonstrar como as obras iniciais de Rodrigo Octávio revelam a organização da narrativa histórica no início do século XX e a relação do IHGB com o novo governo republicano. Além disso, destaca-se sua abordagem singular em relação ao espaço pan-americano, enfocando uma perspectiva mais brasileira ou americana, o que o diferencia de outros intelectuais da época. Por fim, pretende-se apontar a relevância do trabalho de Rodrigo Octávio na construção da história republicana do Brasil e na formulação de narrativas pró-republicanas. Sua obra representa um importante acervo intelectual que influenciou a historiografia do período, abrindo caminhos para a compreensão da política externa brasileira e sua relação com o pan-americanismo. Em síntese, esta dissertação contribui para o entendimento da produção intelectual de Rodrigo Octávio e seu papel na historiografia brasileira, destacando sua importância para a compreensão da história republicana do Brasil e sua abordagem única em relação ao espaço pan-americano.

Externa à Instituição - ALINE MICHELINI MENONCELLO - UNESP
Interno - 2277360 - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS