PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Telefone/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMMILY KETURYN MOREIRA DA PASCHOA

DISCENTE : EMMILY KETURYN MOREIRA DA PASCHOA
DATA : 22/08/2023
LOCAL: meet.google.com/oub-djfu-oja

NO “PÓ DOS ARQUIVOS DESCURADOS”, A VIDA DOS “GRANDES HOMENS”: a escrita da História e a construção do espaço pelo Instituto Histórico eGeográfico do Rio Grande do Norte (1902-1927)

Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; Escrita daHistória; Construção do espaço; Identidade e Biografias.

Este trabalho analisa e investiga a escrita da História e a construção da identidade norte-riograndense pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN)presentes nas biografias de sua revista entre 1902 e 1927. Para isso, é utilizado conceitoscomo "topografia de interesses", "horizonte de expectativa", "espaço de experiências",memória e identidade. Logo, busca responder como os "grandes homens" foram retratados naescrita da história entre 1902 e 1927, qual foi o papel do IHGRN na construção da História doRio Grande do Norte (RN) e como a construção do espaço e identidade foi influenciada pelaescrita da História através das biografias escritas por Luiz Manoel Fernandes Sobrinho naRevista do IHGRN. Por fim, inclui a ideia de que a escrita da História pelo IHGRN foiinfluenciada por interesses políticos e ideológicos, e que a construção do espaço norte-riograndense foi uma parte importante desse processo. Além disso, pontua a importância de seconsiderar a memória e a identidade na compreensão e o aprofundamento do contexto social,político e educacional de seus personagens envolvidos e como estas biografias contribuírampara a formação de um sentido na escrita da História pela “Casa da Memória” do RN.

Interno - ***.129.234-** - BRUNO BALBINO AIRES DA COSTA - IFRN
Presidente - 3216927 - FABIULA SEVILHA DE SOUZA