PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Telefone/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de DEFESA: CLIVYA DA SILVEIRA NOBRE

DISCENTE : CLIVYA DA SILVEIRA NOBRE
DATA : 21/08/2023
LOCAL: meet.google.com/aaf-rtjh-vbf

“NÃO HOUVESSEM NO BRASIL ESSES AUTODIDATAS PRECURSORES”: DOCENTES E A PRODUÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA NO RIO GRANDE DO NORTE (1955-1991).

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Faculdade de Filosofia de Natal – FAFIN; História do Ensino Superior de História; Historiografia do Rio Grande do Norte; Intelectuais.

Em 1955, foi criada a Faculdade de Filosofia de Natal (FAFIN), que se tornou a Faculdade de  Filosofia,  Ciências  e  Letras  (FFCL)  em  1963,  e  teve  seus  cursos  incorporados  à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1968.  Neste processo, um grupo de intelectuais teve participação fundamental na idealização e constituição inicial destes espaços, os precursores, professores que participaram da fundação e estruturação dos cursos em suas primeiras décadas. O objetivo geral da dissertação é analisar de qual modo os precursores João Wilson Mendes Melo, Tarcísio da Natividade Medeiros e Hélio Dantas produziram o espaço de ensino do Curso de História da FAFIN/FFCL/UFRN, de 1955  a  1991.  Para  isto,  investiguei  a  participação  deles  na  fundação  e  estruturação curricular; analisei suas concepções teóricas e historiográficas por meio de seus escritos na  Revista  do  Instituto  Histórico  e  Geográfico  do  Rio  Grande do  Norte  (IHGRN);  e discorri  sobre  o  ensino  desses  sujeitos  no  Curso  de  História,  ao  buscar  compreender aproximações e distanciamentos com o proposto por eles na produção no IHGRN. Utilizo como fontes  as  atas de  reuniões docentes, programas das  cátedras/disciplinas,  artigos publicados na Revista do IHGRN, artigos publicados na Revista História – UFRN 30 anos, e as entrevistas concedidas pelos docentes disponíveis no DVD 50 anos de História e no acervo do Laboratório de História Oral da UFRN (LABHO). Trabalho com a análise qualitativa crítica das  fontes, e com a abordagem de fontes orais.  Investigar como os precursores  produziram  o  espaço  de  formação  do  Curso  de  História  da FAFIN/FFCL/UFRN,  e  suas  opções  metodológicas  e  historiográficas  ao  ensinar  e pesquisar, auxiliou na compreensão de aspectos da História produzida e ensinada no Rio Grande do Norte e no Brasil.

Externo à Instituição - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA - UFS
Presidente - 2277360 - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
Interno - 1280374 - RENATO AMADO PEIXOTO
Notícia cadastrada em: 10/07/2023 09:53