PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Telefone/Ramal: Não informado https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA RAMOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA RAMOS DA SILVA
DATA: 05/09/2013
HORA: 15:00
LOCAL: C4, setor II de aulas
TÍTULO:

O CENTRO LUIZ GONGAGA DE TRADIÇÕES NORDESTINAS


PALAVRAS-CHAVES:

CLGTN, Nordeste, Patrimônio Cultural, migração, cultura nordestina.


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente capítulo tem como objetivo central narrar a história do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas – RJ. Iniciando sua história, portanto, no momento no qual os migrantes nordestinos, saíram da sua região de origem, e foram residir na cidade do Rio de Janeiro, dando assim, início ao que por muitos anos, foi conhecido como, a Feira de São Cristovão, famosa pelo caráter de vender artigos considerados tipicamente nordestino.

Percorro o longo da dissertação levando ao conhecimento do leitor os passos e motivações que levaram os feirantes e administradores a reproduzir o que para eles, seriam a síntese do nordeste, dentro de um espaço específico, o Pavilhão Central de São Cristovão.

O capítulo disserta ainda sobre questões como a vontade de tornar o CLGTN em Patrimônio Cultural Imaterial, e o caráter mnemônico que é lhe é dado por aqueles que compõem o espaço, tanto como os migrantes nordestinos, quanto aqueles que são responsáveis pela administração. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 336185 - DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Presidente - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Interno - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 15/08/2013 09:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa20-producao.info.ufrn.br.sigaa20-producao