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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO CABRERA NALI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO CABRERA NALI
DATA : 07/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Video conferência
TÍTULO:

Variações sobre o Tresillo: Subdivisões aplicada à bateria por meio de Superimposição Rítmica e Modulação Temporal


PALAVRAS-CHAVES:

Tresillo; superimposição rítmica; clave; timeline; modulação métrica


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O tresillo, um tipo de clave (timeline) de presença marcante tanto na música africana quanto na americana, foi escolhido como base e ponto de partida para os estudos desenvolvidos nessa pesquisa. O objetivo principal é utilizar a superimposição rítmica – e a técnica da modulação temporal em alguns casos – sobre cada uma das notas características do tresillo, a fim de alterar suas subdivisões, para obter padrões rítmicos alternativos e aplicar esses padrões na execução de ritmos brasileiros com a bateria. A metodologia deste trabalho está pautada na revisão bibliográfica sobre a temática, com ênfase na busca de conceitos pouco utilizados na concepção musical ocidental, como por exemplo, abordagens elaboradas a partir da análise de ritmos africanos. Juntamente com o aprofundamento nos conceitos de superimposição rítmica e modulação temporal. Baseado nesse conjunto de conceitos e com a junção deles, será elaborado estudos e arranjos com foco na bateria associados ao contexto da música instrumental brasileira. A partir disso, serão feitas gravações tanto em formato solo quanto em grupo, para demonstrar, analisar e comprovar a funcionalidade das aplicações em contextos musicais. Como resultado parcial, já é possível perceber que o uso da superimposição rítmica nas notas do tresillo traz diversas possibilidades de ritmos além do tradicional, que podem ser aplicados na criação de arranjos, improvisação e interpretação da obra musical escolhida. Outro resultado parcial da pesquisa é a criação do Modelo de Alteração das Subdivisões da Clave (MASC), que vem sendo desenvolvido com base nos Modelos para Processos Criativos em Percussão (MPCP) de Campos (2012). O uso da superimposição rítmica e da modulação temporal para abrir o leque de possibilidades de execução do tresillo, em particular, e da clave, como um todo, além de proporcionar caminhos alternativos aos tradicionalmente conhecidos pelos músicos, traz um maior esclarecimento sobre as origens históricas e o emprego desses recursos na construção da linguagem musical.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CESAR TRALDI
Presidente - 1731258 - CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS SANTANA MESTRINEL
Notícia cadastrada em: 19/05/2022 16:14
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