PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO CABRERA NALI

DISCENTE : EDUARDO CABRERA NALI
DATA : 07/06/2022
LOCAL: Video conferência

Variações sobre o Tresillo: Subdivisões aplicada à bateria por meio de Superimposição Rítmica e Modulação Temporal

Tresillo; superimposição rítmica; clave; timeline; modulação métrica

O tresillo, um tipo de clave (timeline) de presença marcante tanto na música africana quanto na americana, foi escolhido como base e ponto de partida para os estudos desenvolvidos nessa pesquisa. O objetivo principal é utilizar a superimposição rítmica – e a técnica da modulação temporal em alguns casos – sobre cada uma das notas características do tresillo, a fim de alterar suas subdivisões, para obter padrões rítmicos alternativos e aplicar esses padrões na execução de ritmos brasileiros com a bateria. A metodologia deste trabalho está pautada na revisão bibliográfica sobre a temática, com ênfase na busca de conceitos pouco utilizados na concepção musical ocidental, como por exemplo, abordagens elaboradas a partir da análise de ritmos africanos. Juntamente com o aprofundamento nos conceitos de superimposição rítmica e modulação temporal. Baseado nesse conjunto de conceitos e com a junção deles, será elaborado estudos e arranjos com foco na bateria associados ao contexto da música instrumental brasileira. A partir disso, serão feitas gravações tanto em formato solo quanto em grupo, para demonstrar, analisar e comprovar a funcionalidade das aplicações em contextos musicais. Como resultado parcial, já é possível perceber que o uso da superimposição rítmica nas notas do tresillo traz diversas possibilidades de ritmos além do tradicional, que podem ser aplicados na criação de arranjos, improvisação e interpretação da obra musical escolhida. Outro resultado parcial da pesquisa é a criação do Modelo de Alteração das Subdivisões da Clave (MASC), que vem sendo desenvolvido com base nos Modelos para Processos Criativos em Percussão (MPCP) de Campos (2012). O uso da superimposição rítmica e da modulação temporal para abrir o leque de possibilidades de execução do tresillo, em particular, e da clave, como um todo, além de proporcionar caminhos alternativos aos tradicionalmente conhecidos pelos músicos, traz um maior esclarecimento sobre as origens históricas e o emprego desses recursos na construção da linguagem musical.

Externo à Instituição - CESAR TRALDI
Presidente - 1731258 - CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS