Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETE CARDOSO DO NASCIMENTO

DISCENTE : ELIZABETE CARDOSO DO NASCIMENTO
DATA : 05/01/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: O PROGRAMA MAIS PAIC E A FORMAÇÃO DO LEITOR APÓS O ENSINO REMOTO

Ensino de Literatura; Letramento Literário; MAIS PAIC; Formação de Leitores Literários

O presente estudo objetiva investigar a repercussão do MAIS PAIC para o letramento literário nos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública municipal de Capistrano, refletindo sobre a formação do leitor literário após o ensino remoto. O estudo visa analisar o eixo Literatura e formação do leitor do MAIS PAIC à luz dos documentos oficiais que tratam do ensino de literatura na educação básica, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais e identificar os desafios enfrentados pelos alunos de uma escola pública municipal, leitores literários em formação, ao realizarem a leitura literária. A partir disso, busca propor uma sequência didática para o trabalho com a leitura literária que foque na formação do leitor literário, promovendo o letramento literário após o ensino remoto com o ciclo de leitura MAIS PAIC. Para a compreensão da temática escolhida, é preciso considerar o ensino de literatura como um direito humano (CANDIDO, 2017), a leitura literária durante e após o ensino remoto como uma leitura em um espaço de crise (PETIT, 2020) e o ensino de literatura a partir de sequências didáticas fundamentais para o letramento literário (COSSON, 2020). A pesquisa faz uso de oficinas seguindo a sequência básica de Cosson (2020), no Ciclo de leitura MAIS PAIC, em uma turma de 9º ano de uma escola municipal de Capistrano. Os achados reportados no estudo evidenciam que, após os desafios vivenciados no ensino remoto, a literatura precisa estar na sala de aula de modo a promover o letramento literário e a formação de leitores literários a partir de sequências didáticas que permitam aos alunos participarem ativamente das leituras, exercendo o protagonismo estudantil e, ainda, que eles dialoguem uns com os outros e enxerguem a literatura como um direito humano a ser oferecido pela escola.

Presidente - 1515458 - MARTA APARECIDA GARCIA GONCALVES
Interna - ***.721.574-** - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS - UFRN
Externo à Instituição - CLEUDENE DE OLIVEIRA ARAGÃO - UECE
Notícia cadastrada em: 19/12/2022 14:33