Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAN MARINHO CÉSAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALAN MARINHO CÉSAR
DATA : 28/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: CCHLA - Sala 314
TÍTULO:

EVENTO TRANSITIVO DE MOVIMENTO: USO, COGNIÇÃO E REDE CONSTRUCIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS CHAVE: Evento Transitivo de Movimento. Rede Construcional. Linguística Funcional Centrada no Uso. Gramática de Construções.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Nesta tese, examino a codificação sintática e semântica do evento transitivo de movimento, a fim de analisar as motivações cognitivas e discursivo-pragmáticas para essa codificação. Conceituo o verbo de movimento transitivo (VMT) como aquele predicado de dois ou três argumentos que implica o movimento total de, pelo menos, uma entidade de um lugar a outro. A partir da observação dos contextos de uso de construtos com esse verbo, proponho uma rede hierárquica da construção com verbos de movimento seguidos de um objeto direto, com base nos padrões que ela licencia. Esses padrões se diferenciam pelo conjunto de propriedades semânticas, cognitivas e discursivo-pragmáticas que exibem. A base teórica desta tese conjuga pressupostos advindos da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), da Linguística Cognitiva (LC) e da Gramática de Construções (GC). As categorias de análise adotadas dizem respeito a transitividade, prototipicidade, papéis semânticos, semântica de frames e metáfora. Os procedimentos metodológicos partem de uma abordagem predominantemente qualitativa com suporte quantitativo. Os dados que fundamentam a análise foram coletados de fontes diversas: o Corpus Discurso & Gramática (FURTADO DA CUNHA, 1998); o Banco de Sentenças da JFRN; o Banco de Dados do Programa de Estudos Sobre o Uso da Língua da UFRJ, Projeto PEUL; e textos disponíveis online em sites de revistas de ampla circulação. Os resultados apontam para a existência de um esquema construcional organizado sintaticamente como SNSUJEITO + VMOV + SNOBJETO DIRETO + (SPrep), o qual sanciona cinco subesquemas e duas microconstruções, que, por sua vez, revelam noções de movimento causado, movimento percorrido, movimento associado, aproximação e afastamento.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345.159.097-20 - MARIA ANGELICA FURTADO DA CUNHA - UFRN
Interno - 1673239 - JOSE ROMERITO SILVA
Externo ao Programa - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Notícia cadastrada em: 30/10/2019 17:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao