Banca de QUALIFICAÇÃO: DIÊGO CESAR LEANDRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIÊGO CESAR LEANDRO
DATA : 11/12/2019
LOCAL: LAB 1 Instituto Ágora

Planejamento pré-tarefa, Memória Operacional e Análise de Grafos: um estudo exploratório sobre produção oral em inglês como L2

Planejamento pré-tarefa. Memória de trabalho. Produção oral em L2; Inglês; Grafos.

Esta pesquisa investigou os efeitos da relação entre planejamento pré-tarefa e capacidade de memória de trabalho (CMT) sobre a produção oral em inglês como Segunda Língua (L2). No total, 36 voluntários integraram o estudo, sendo 26 aprendizes do Instituto Ágora e 10 professores do Núcleo de Línguas (NucLi); ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os aprendizes do Instituto Ágora realizaram uma tarefa oral em inglês, na qual descreveram imagens por um minuto, sob três condições experimentais de planejamento pré-tarefa: (1) não planejamento, (2) planejamento escrito e (3) planejamento oral. Imediatamente após realizarem a tarefa de descrição de imagens, os participantes gravaram um protocolo verbal (ZACCARON, 2018), cujo objetivo foi investigar o processo de planejamento (D’ELY, 2006; GUARÁ-TAVARES, 2008, 2016; ZACCARON, 2018), realizado em um minuto (MEHNERT, 1998) e de forma não guiada. Finalmente, os participantes realizaram o Speaking Span Test (SSPAN) (DANEMAN; GREEN, 1986; DANEMAN, 1991; FORTKAMP, 2000; WEISSHEIMER, 2007; GUARÁ-TAVARES, 2008; PREBIANCA, 2009), que mensura a CMT relacionada à produção oral. A performance oral de cada aprendiz foi examinada quanto à fluência (speech rate unpruned, speech rate pruned e pausas silenciosas por minuto), acurácia gramatical (número de erros gramaticais a cada 100 palavras) e densidade lexical (proporção de palavras produzidas com propriedades gramaticais e lexicais). De acordo com a pontuação no SSPAN, os participantes foram alocados no grupo de indivíduos com alta CMT ou baixa CMT. Adicionalmente, as amostras de produção oral dos aprendizes foram comparadas com as amostras de produção oral dos professores do NucLi, por meio de uma análise de grafos realizada com o software SpeechGraphs (MOTA et al., 2012, 2014, 2016, 2019), desenvolvido no Instituto do Cérebro da UFRN. Buscou-se examinar, de modo exploratório, como os atributos de conectividade dos grafos poderiam diferenciar entre a fluência de aprendizes de inglês ainda em estágio inicial de desenvolvimento da interlíngua e a produção oral de falantes brasileiros da língua inglesa equiparados a falantes nativos. As medidas de produção oral foram comparadas estatisticamente, de acordo com a condição de planejamento pré-tarefa e CMT. O poder preditivo da análise de grafos em relação à fluência verbal dos participantes também foi avaliado quantitativamente, por meio de análises correlacionais. Já as respostas dos participantes ao protocolo verbal foram analisadas de modo misto (DÖRNYEI, 2007), com base na interpretação dos termos empregados pelos respondentes e na frequência desses termos, visualizados graficamente em formato de nuvens de palavras (SOUSA, 2014; LEANDRO, 2015; LEANDRO; WEISSHEIMER, 2019). Resultados preliminares da comparação entre as condições de planejamento versus a condição não planejamento indicam um efeito estatisticamente significativo na produção oral dos participantes, sobretudo no que concerne à fluência (speech rate), independentemente da CMT. Quando a CMT de trabalho é considerada, nenhum resultado significativo foi obtido, indo no sentido oposto do esperado, visto que a performance oral dos participantes com baixa CMT não se sobressaiu a dos participantes com alta CMT. Espera-se que o estudo possa contribuir com as discussões teóricas acerca da produção oral em L2, do papel pedagógico do planejamento, e da análise de grafos na área de Aprendizagem de L2.

Presidente - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Interna - 1153427 - MAHAYANA CRISTINA GODOY
Externa à Instituição - RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D'ELY - UFSC
Externa à Instituição - NATALIA BEZERRA MOTA - UFPE