A FIGURATIVIDADE EM V DE VINGANÇA: UMA ANÁLISE DAS CONSTRUÇÕES METAFÓRICAS E METONÍMICAS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
LINGUÍSTICA COGNITIVA CORPORIFICADA; TEORIA NEURAL DA LINGUAGEM; METÁFORA; METONÍMIA; HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
Este trabalho tem como objeto de estudo a construção de metáforas e de metonímias nas histórias em quadrinhos e está inserido no campo da Linguística Cognitiva Corporificada, tomando por base, especificamente, a Teoria Neural da Linguagem (FELDMAN, 2006) e, em consonância com esse arcabouço teórico-metodológico, as noções de categorização (LAKOFF; JOHNSON, 1999), corporalidade (GIBBS, 2006), figuratividade (BERGEN, 2005) e simulação mental (GALLESE; LAKOFF, 2005). Parto da hipótese de que a construção da figuratividade em textos constituídos por mecanismos verbais e não verbais está atrelada à ativação de estruturas neurais relacionadas a nossas ações e percepções. Desse modo, consideramos que a linguagem é uma faculdade cognitiva ligada ao aparato cerebral e às experiências corpóreas, de maneira que ela fornece amostras do processo contínuo de (re)construção de sentidos efetivado pelo leitor, o qual (re)define suas visões acerca do mundo à medida que certas redes neurais são (ou deixam de ser) ativadas durante o processamento linguístico. No tocante às histórias em quadrinhos, a leitura em conjunto dos recursos gráficos e da linguagem verbal parece ter um papel importante na construção de metáforas e de metonímias. Essas conclusões preliminares foram obtidas a partir da análise de dados retirados da obra V de vingança (MOORE; LLOYD, 2006).