Banca de DEFESA: MARIA ISABEL MEDEIROS MARIZ

DISCENTE : MARIA ISABEL MEDEIROS MARIZ
DATA : 29/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/oyt-axtw-tco

MIGRAÇÃO DE RETORNO: UM ESTUDO SOBRE PESSOAS MIGRANTES E OS SEUS MÚLTIPLOS TERRITÓRIOS

Migração de retorno; psicologia ambiental; multiterritorialidades; autobiografia ambiental; ruralidades;

O objetivo deste estudo foi investigar a migração de retorno, no contexto nordestino brasileiro, a fim de conhecer quais as implicações psicossocioambientais desse processo na experiência da pessoa migrante. Migrar é um acontecimento social, emocional, político e histórico. A população tende a migrar para territórios onde a economia tem grande poder atrativo. A exemplo disso existe o fluxo das cidades pequenas, com contexto próximo das ruralidades, em direção às cidades grandes, onde está a alta concentração de bens e serviços. Para tal objetivo, o estudo utilizou abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu de forma presencial, através de entrevistas semiestruturadas, tendo como base a autobiografia ambiental, focando na história de vida das pessoas. O grupo de participantes foi escolhido tendo como base os seguintes critérios: pessoas que vivem numa cidade de porte pequeno, com mais de 30 anos, que viveram em outras regiões do país, diferentes do Nordeste, por pelo menos 1 ano. Ao todo, foram realizadas 9 entrevistas, e o grupo de participantes é composto por 5 homens e 4 mulheres, com idade entre 35 e 68 anos. Os dados foram analisados de forma indutiva, com base na Teoria Fundamentada. Com isso, ocorreu inicialmente a transcrição das falas mais relevantes, segundo o propósito do estudo, e posteriormente, foi realizada a codificação inicial e especializada dos dados. Os resultados evidenciam que a principal motivação de saída da cidade de origem é a procura por trabalho, o que torna esta uma categoria central no estudo. Já a motivação do retorno varia entre violência, alto custo de serviços básicos, conflitos familiares, entre outros. Eles mostram também a relevância da relação entre as pessoas e os ambientes. O fluxo migratório das pessoas entrevistadas ocorreu em diferentes décadas, o que agrega particularidades a cada experiência.

Externa à Instituição - ANA PAULA SOARES DA SILVA - USP
Externo à Instituição - LEONARDO VICTOR DE SÁ PINHEIRO - UFPI