Seleção para o Mestrado - Perguntas e respostas frequentes

Seleção para o Mestrado - Perguntas e respostas frequentes

  1. 1.   A seleção é paga ou gratuita?

Gratuita. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia não cobra taxa de inscrição no processo seletivo.

 

  1. 2.   O exame de proficiência é para ser entregue na inscrição?

Sim. Apesar de outros programas aceitarem posterior entrega do documento, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia exige, obrigatoriamente, a entrega do comprovante de aprovação em proficiência em língua inglesa no ato da inscrição.

 

  1. 3.   Estou inscrito para fazer o exame de proficiência, porém o resultado só sairá após as inscrições terem sido encerradas, posso enviar essa comprovação de inscrição no teste e quando sair o resultado, entregar o documento contendo a aprovação?

Não.

 

  1. 4.   Curso de inglês conta como proficiência?

Não. Apenas os documentos listados no item 2.9 do Edital.

 

  1. 5.   Tenho proficiência em outra língua, mas não em inglês, conta?

Não. Apenas proficiência em língua inglesa conforme disposto no inciso VII do item 2.9 do Edital.

 

  1. 6.   O curso de Mestrado exige dedicação em tempo integral?

Não, porém o aluno deve ter disponibilidade de tempo para frequentar as disciplinas, desenvolver atividades de pesquisa, participar de seminários, reuniões de supervisão e elaborar sua dissertação. Aos bolsistas exige-se o tempo integral, conforme resoluções das agências de fomento que concedem as bolsas.

 

  1. 7.   Quais os horários em que as disciplinas são ministradas?

Normalmente entre 08:00 e 17:00 horas. São dependentes de vários fatores que ocorrem ao longo do curso: disponibilidade dos professores, demanda dos alunos, disponibilidade de espaço físico etc., o que permite somente o planejamento semestral do quadro de horários.

 

  1. 8. O programa oferece bolsas de estudos?  

O programa recebe uma quota de bolsas da Capes e CNPq que são alocadas após a seleção de Bolsas. Como o número de ingressantes é variável, assim como o número de bolsas, não há garantia de bolsas para todos.

 

  1. 9.   É possível que eu termine o curso sem ter recebido bolsa?

Sim. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia realiza semestralmente a seleção de bolsas conforme resolução específica que contém os critérios internos de distribuição, assim os alunos receberão desde que haja disponibilidade.

 

  1. 10. Preciso procurar antecipadamente um professor orientador?

Não. Não é necessário contatar um professor orientador ou discutir a proposta de pesquisa antes do processo de seleção. A atribuição de orientadores será feita em momento oportuno de acordo com as deliberações do programa.

 

  1. 11. O Curso disponibiliza as provas anteriores?

Não, as provas anteriores não são disponibilizadas.

 

  1. 12. Como vou saber se o resultado sair antes ou houver alguma mudança no calendário?

Em caso de antecipação ou postergação de resultados, ou qualquer outra alteração no calendário, a secretaria do Programa enviará notificações por e-mail para todos os candidatos. O candidato pode também ficar atento ao site do Programa (https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=64) pois é lá que serão publicados os comunicados oficiais.

 

    1. 13. Eu vi que no formulário de inscrição, no sigaa, tem umas linhas de pesquisa que não condizem com a do edital, qual delas eu escolho?
    2. Qualquer uma. A opção que será levada em consideração é a do item 4 do formulário, que são exatamente as linhas dispostas em Edital.

  1. 14. Existe algum outro meio para eu tirar minhas dúvidas?

Sim. As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail da secretaria: secppgpsi@gmail.com ou pelo telefone: 84-33422236 – Ramal 4, além da página do PPGPsi na internet:   https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=64.

 

 

SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa20-producao.info.ufrn.br.sigaa20-producao