Banca de DEFESA: GABRIEL DE NASCIMENTO E SILVA

DISCENTE : GABRIEL DE NASCIMENTO E SILVA
DATA : 06/09/2022
LOCAL: Laboratório de Psicologia

ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA NA EJA: ENSINO-APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES

Educação de Jovens e Adultos; Psicologia Histórico-Cultural; Desenvolvimento adulto; Escolarização tardia; Trabalho;

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade peculiar da formação escolar básica, destinada àqueles alunos que não tiveram acesso ou condições de continuar os estudos na idade esperada, sobretudo os trabalhadores. O retorno tardio à escola e a condição de aluno-trabalhador demandam novas leituras sobre os processos de ensino-aprendizagem, pois ocorre em um período do desenvolvimento onde as atividades laborais figuram como mais significativas na vida do estudante, requerendo assim uma atenção especial com a organização da atividade pedagógica. Nessa perspectiva, essa pesquisa buscou revelar as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o campo da EJA, bem como analisar a organização das práticas pedagógicas nesta modalidade. As estratégias metodológicas adotadas foram: a revisão integrativa de dissertações e teses brasileiras que investigam a EJA à luz da Psicologia Histórico-Cultural e a realização de entrevistas semiestruturadas com três professores atuantes na modalidade da EJA. As análises empreendidas estão pautadas na Psicologia Histórico-Cultural, em sua base Materialista Histórico-Dialética, especialmente no que diz respeito a periodização do desenvolvimento humano e suas implicações à organização do ensino. Observamos, com a revisão, a recenticidade dessa discussão e produção dispersa. As temáticas abordadas foram: sentidos e significados atribuídos a escolarização; práticas docente e recursos pedagógicos utilizados; políticas educacionais; e, desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Com as entrevistas, evidenciamos a insuficiente apropriação das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem adulta, decorrente de uma formação docente que negligencia o estudo sobre a EJA, resultando em práticas pedagógicas incoerentes. Desse modo, concluímos que o processo de ensino-aprendizagem na EJA mediado pelas atividades de estudo e trabalho permanece pouco explorado e carente de proposições. Defendemos que o conhecimento sobre a lógica da periodização histórico-cultural do desenvolvimento, sobretudo o entendimento do trabalho enquanto atividade principal na idade adulta, pode contribuir para o planejamento e organização da atividade pedagógica na EJA.

Externa à Instituição - CARITA PORTILHO DE LIMA - UFPB
Presidente - ***.475.274-** - HERCULANO RICARDO CAMPOS - UFRN