08) PADRONIZAÇÃO, QUALIFICAÇÕES, DEFESAS E HOMOLOGAÇÃO DE DISSERTAÇÕES / VIDEOCONFERÊNCIAS

PADRONIZAÇÃO DE DISSERTAÇÕES

 

As dissertações do PPgMAE/UFRN devem ser redigidas utilizando-se o sistema LaTeX. CLIQUE AQUI para baixar o tutorial de instalação e uso do LaTeX, bem como o modelo de dissertação adotado pelo PPgMAE/UFRN. 

 

Nota: todas as dissertações devem conter, nos agradecimentos, menção à UFRN e, no caso de bolsistas CAPES/DS, menção ao apoio financeiro provido pela CAPES.

 

 

MARCAÇÃO DE EXAMES DE QUALIFICAÇÃO E DEFESAS DE DISSERTAÇÕES

 

Para marcar uma qualifiação ou defesa de dissertação, os seguintes dados devem ser enviados com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias:

 

- Local:

- Data:

- Hora:

- Número de Páginas:

- Título em português:

- Resumo em português:

- Palavras-chave em português:

- Título em inglês:

- Resumo em inglês:

- Palavras-chave em inglês:

- Composição da banca (pelo menos três doutores, um deles externo à UFRN, em caso de defesa):

 

Para examinadores externos à UFRN, os seguintes dados devem ser fornecidos:

 

- CPF (ou passaporte, em caso de examinador estrangeiro):

- Sexo:

- Ano de titulação do doutorado:

- Instituição de ensino ou pesquisa, caso trabalhe em uma

 

É necessário ainda indicar quais membros participarão por videoconferência ou presencialmente.

 

Nota: Para a marcação do exame de qualificação, é obrigatório que o discente tenha comprovado por certificado a sua proficiência em língua inglesa (compete ao colegiado e à coordenação decidir quais certificados são aceitos). Para a marcação da defesa de dissertação, é obrigatório que o discente tenha cumprido todos os créditos e demais atividades necessárias para a obtenção do título de mestre. A quitação das atividades de qualificação e defesa se dá mediante apresentação à secretaria das atas de respectivas assinada por todos os examinadores e pelo aluno.

 

 

PLATAFORMA PARA REALIZAÇÃO DE VIDEOCONFERÊNCIAS (OPCIONAL)

 

 

A Conferência Web da RNP permite a interação de equipes remotas em tempo real, de forma simples, usando um computador ou dispositivo móvel. Basta um navegador instalado, um headset e conexão com a internet para organizar e participar de reuniões com recursos avançados de comunicação e colaboração, como:

 

  • Compartilhamento de áudio
  • Compartilhamento de vídeo por webcam
  • Compartilhamento de documentos nos mais diversos formatos
  • Compartilhamento de desktop
  • Bate papo público ou privado
  • Gravação de reuniões

 

O principal benefício deste serviço é a facilidade em reunir pessoas, perto ou longe uma das outras, a qualquer hora e com um mínimo de recursos necessário. Dessa maneira, é possível gerar economia, agilizar processos, aumentar a produtividade e facilitar a comunicação na sua instituição. O serviço pode ser usado em diversas ocasiões, entre elas reuniões de equipe, defesas de teses e dissertações, transmissão de webinars ou eventos, capacitação, treinamento e ensino a distância (EAD).


>>>CLIQUE AQUI<<< para acessar o portal do serviço. >>>CLIQUE AQUI<<< para o manual do usuário.

  

Nota: Utilizar login e senha do SIGAA.




HOMOLOGAÇÃO DE DISSERTAÇÕES


O processo de homologação do trabalho de conclusão é inteiramente eletrônico e deve ser seguido em 10 (dez) passos através da plataforma SIGAA. Vide abaixo figura ilustrando o processo. Os procedimentos descritos se encontram no menu "Ensino>Produções Acadêmicas>Acompanhar Procedimentos após Defesa", no perfil discente no SIGAA. A submissão da versão final da dissertação, a assinatura do termo de publicação e a submissão d documentação obrigatória (CPF, RG e Diploma de conclusão de curso de graduação) devem ser realizadas em no máximo 30 (trinta) dias pelo discente.

 

 

 

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