Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVANNA MELO DE CARVALHO

DISCENTE : GIOVANNA MELO DE CARVALHO
DATA : 26/02/2024

REPERCUSSÕES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DE NUTRICIONISTAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE

Ensino Superior. Nutrição. Saúde Coletiva. Ensino Online

O modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE) adotado pelas  Instituições de Ensino Superior (IES) durante a pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios para as graduações da área da Saúde, considerando a natureza presencial essencial de muitas das atividades realizadas durante o processo educativo, incluindo uma formação voltada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na Saúde Coletiva, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). As consequências trazidas pelo ERE expuseram ainda mais os obstáculos que já existiam na formação em saúde dos profissionais, em particular, de nutricionistas. O ensino de Nutrição no Brasil já é atravessado por deficiências na articulação entre os saberes biológicos e sociais, especialmente em relação à Saúde Coletiva, que também sofre com a falta de delineamento de um perfil de competências e habilidades necessários ao nutricionista que atua na área. Há uma lacuna na literatura sobre como se deu a formação dos nutricionistas no campo da Saúde Coletiva durante o ensino remoto emergencial. Esse levantamento se torna ainda mais importante dentro de universidades públicas, instituições que possuem responsabilidade social com a comunidade, integração ensino-serviço-comunidade e alinhamento com a formação para o SUS. Diante disso, este trabalho, de abordagem qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso, se propõe a investigar a formação em Saúde Coletiva dentro do curso de Nutrição de uma IES do Rio Grande do Norte, durante o ensino remoto emergencial, usando como referência os discentes, egressos e docentes que atuam na área, reunindo suas percepções, angústias, dificuldades e esperanças para contribuir com a produção de conhecimento a respeito da formação em saúde dos nutricionistas dentro da Saúde Coletiva. Os sujeitos da pesquisa são docentes, egressos e discentes do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus central) e da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (campus Santa Cruz). A coleta de dados foi feita mediante entrevista semiestruturada específicas para cada grupo, e análise documental dos Projetos Pedagógicos do curso de Nutrição de ambas das IES, além das ementas dos componentes curriculares relacionados à Saúde Coletiva durante o ERE. Os dados obtidos foram analisados por meio de Análise Temática de Conteúdo. Documentar e compreender como se deu o processo  de ensino-aprendizagem durante o ERE de  Saúde Coletiva nos cursos de graduação de Nutrição de uma IES públicas do Rio Grande do Norte é um dos resultados esperados desta pesquisa, possibilitando assim perceber a formação de Saúde Coletiva dos profissionais de nutrição do estado. Busca-se, também, contribuir para a reflexão e reformulação da Saúde Coletiva dentro da graduação de Nutrição, através de uma formação em saúde cada vez mais direcionada às Diretrizes Curriculares Nacionais e à atuação no SUS.

Presidente - 1119740 - MAURICIO WIERING PINTO TELLES
Interno - 3474916 - JOSE JAILSON DE ALMEIDA JUNIOR