Apresentação

A Saúde Coletiva é um campo científico que contribui para o estudo do processo de saúde-doença-atenção como processo social em diversos grupos e populações, atentado para sua distribuição geográfica, histórica e social, e também para as maneiras em que cada sociedade define suas demandas em saúde e se organiza para satisfazer suas necessidades nesse campo. Considerando a Saúde Coletiva como um campo interdisciplinar por excelência, propõem-se duas linhas de pesquisa de modo a proporcionar uma reflexão crítica sobre este campo considerando sua multiplicidade de objetos e de abordagens teóricas e metodológicas. Os conhecimentos a serem desenvolvidos no mestrado em Saúde Coletiva possuirão interface com a academia e com os serviços de saúde, ampliando o conhecimento teórico, com a compreensão da saúde como produto de determinantes sociais.

Possui duas linhas de pesquisa, a saber:

EPIDEMIOLOGIA E CONDIÇÕES DE VIDA E SAÚDE DA POPULAÇÃO

Tem como objetivo o estudo da ocorrência e distribuição dos agravos, condições e eventos relacionados à saúde em populações específicas assim como dos seus determinantes, contribuindo para a formulação e aprimoramento de estratégias de controle e estabelecimento de prioridades em políticas públicas na área da saúde. Esta linha de pesquisa aplica princípios e métodos epidemiológicos no estudo da situação de saúde e no conhecimento dos determinantes sociais da saúde.

TRABALHO, EDUCAÇÃO E A PRODUÇÃO SOCIAL DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA

Tem como objetivo o desenvolvimento de estudos sobre a educação no campo da saúde, incluindo a formação, a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde como temáticas centrais dessa linha de pesquisa. Também pode auxiliar na elaboração de políticas de recursos humanos em saúde para responder às demandas de insumos para as ações e intervenção em ambientes dos serviços públicos municipais, estaduais e federais.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - ANNA CECILIA QUEIROZ DE MEDEIROS

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - DIMITRI TAURINO GUEDES

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao