Banca de DEFESA: ANA CAROLINA LOPES CAVALCANTI DE OLIVEIRA

DATA : 31/10/2023
LOCAL: Google Meet

A FORMAÇÃO DOS ENFERMEIROS PARA A ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO IDOSA

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Ensino Superior; Envelhecimento Populacional; Escolas de Enfermagem; Política de Saúde

Introdução: A população brasileira está envelhecendo de maneira acelerada, em que a expectativa de vida está aumentando em decorrência das melhores condições de vida e saúde. Diante desse cenário, é necessário adotar medidas para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dessa população, que possui necessidades específicas de saúde. Nesse contexto, é crucial que os profissionais da saúde, incluindo enfermeiros, estejam preparados para atender às demandas dos idosos. Objetivo: Analisar a situação da formação em enfermagem para a atenção à saúde da população idosa nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Rio Grande do Norte. Métodos: Para conduzir esta pesquisa qualitativa, foram selecionadas IES públicas do estado que oferecem o curso de bacharelado em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), indicados pela coordenação do curso. Além disso, foram realizados dois grupos focais com estudantes do último ano de duas IES do RN, indicados pelo representante discente da turma ou, na ausência deste, pela coordenação do curso. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Os resultados obtidos através da análise de dados dos grupos focais revelaram duas categorias: Abordagem pedagógica dos cursos de enfermagem e A formação em enfermagem para atuação com a população idosa.  Já as entrevistas com os docentes foram categorizadas em: A estrutura da formação em enfermagem nas IES públicas do Rio Grande do Norte e A formação em enfermagem para atuação com a população idosa. Considerações finais: A presente pesquisa revelou fragilidades na estrutura curricular dos projetos pedagógicos dos cursos de enfermagem no ensino a saúde da pessoa idosa o que se torna uma preocupação relevante à luz do cenário demográfico e epidemiológico do Brasil.

Presidente - 1119740 - MAURICIO WIERING PINTO TELLES
Interno - 3474916 - JOSE JAILSON DE ALMEIDA JUNIOR
Interno - 1893928 - OSVALDO DE GOES BAY JUNIOR
Externo à Instituição - RAFAEL RODOLFO TOMAZ DE LIMA - SESAP