Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBENIZE DE AZEVEDO SOARES

DISCENTE : ALBENIZE DE AZEVEDO SOARES
DATA : 22/09/2023
LOCAL: Sala Meet, link: https://meet.google.com/xpp-mrgk-xrb

ANÁLISE TEMPORAL E ESPACIAL DA MORTALIDADE DE MULHERES POR ARMA DE FOGO NO BRASIL

Assassinato Feminino; Violência de Gênero; Distribuição Temporal; Análise Espacial; Brasil.

Introdução: O Feminicídio é caracterizado como o assassinato de mulheres decorrentes da desigualdade de gênero. No Brasil, esses crimes são praticados principalmente em locais com maiores índices de pobreza e vulnerabilidade social. A maior ocorrência desses crimes se dá entre as mulheres jovens, pardas, solteiras e de menor escolaridade, sendo executados preferencialmente através do uso da arma de fogo. Objetivo: Analisar a tendência temporal e a distribuição espacial da mortalidade de mulheres por arma de fogo e indicadores socioeconômicos no Brasil de 2010 a 2019. Metodologia: Serão desenvolvidos dois estudos. O primeiro, já construído, foi do tipo ecológico de tendência temporal, baseado em dados secundários do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Considerou-se como variável desfecho a taxa de mortalidade por disparo de arma de fogo em mulheres na faixa etária de 15 a 49 anos de idade, esses dados foram analisados através do software de código aberto JoinPoint. As variáveis independentes como estado civil, raça/cor e escolaridade também foram coletadas do SIM e as demais variáveis como Média de Renda Per Capita, Percentual de pobres, Índice de Gine e Escolaridade foram obtidos através do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.  O segundo estudo, encontra-se em desenvolvimento, também é do tipo ecológico, de base populacional e com a mesmas variáveis utilizadas no primeiro estudo, contudo o software de análise encontra-se em processo de escolha. Resultados Preliminares: O primeiro estudo de tendência temporal identificou a ocorrência de 2.022 óbitos de mulheres por arma de fogo no Brasil na faixa etária de 15 a 49 anos de idade no período de 2010 a 2019, totalizando uma taxa média de 0,36 óbitos/100.000 mulheres. Nesse período houve uma tendência de redução nessas mortalidades a partir de 2017 (APC= -11.8% IC95% -44.2; 39.5), porém sem significância estatística para a maioria das regiões. Apenas a Região Centro-Oeste apresentou uma redução de significância estatística de 2010 a 2014 (APC = -41.9*% IC95% -64.7; -4,3), seguido de uma ascensão nos demais anos do estudo. Contudo, a Região Norte obteve resultado contrário, com uma elevação de significância estatística a partir de 2013 (APC= 23,5* IC95% 0.4; 51.9). A maior ocorrência desses crimes se deu entre as mulheres pardas (49,85%), solteiras (65,52%) e de menor escolaridade 4 a 7 anos estudados (28,43%). O segundo estudo encontra-se em fase de construção. Considerações finais do trabalho: O desenvolvimento do primeiro artigo possibilitou reconhecer que mesmo o país mostrando uma tendência de redução do feminicídio por arma de fogo na maioria das regiões, os números ainda estão aquém do desejado, especialmente nas populações mais desfavoráveis social e economicamente como é o caso da Região Norte. Assim sendo, faz-se necessário o fortalecimento e a reestruturação das políticas públicas que protegem as mulheres visando a redução da violência contra a mulher por meio de medidas que abordem os fatores individuais, sociais, econômicos, culturais e situacionais. A qualificação possibilitará a ampliação do referencial teórico, e o desenvolvimento do segundo artigo de análise da distribuição espacial da mortalidade por arma de fogo no Brasil.

Presidente - 2507055 - CRISTIANE DA SILVA RAMOS MARINHO
Interna - 1652946 - RAFAELA CAROLINI DE OLIVEIRA TAVORA
Externa ao Programa - 4113406 - HELLYDA DE SOUZA BEZERRA - UFRNExterna ao Programa - 1774309 - JANMILLI DA COSTA DANTAS SANTIAGO - UFRN
Notícia cadastrada em: 31/08/2023 16:32