Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARA JANYELLE GOMES DE CARVALHO

DISCENTE : CLARA JANYELLE GOMES DE CARVALHO
DATA : 26/06/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

ANÁLISE DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS A PARTIR DA PROPOSTA DO MODEL DISABILITY SURVEY BRAZIL

Acesso aos Serviços de Saúde, Satisfação do Paciente, Pessoas com Deficiência, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

Trata-se de produto do Exame de Qualificação em desenvolvimento do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, pertencente à Linha de Pesquisa Epidemiologia e condições de vida e saúde da população. Este estudo visa avaliar a percepção dos usuários quanto ao acesso aos serviços de saúde no município de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil, através do inquérito Model Disability Survey - MDS-Brasil. Trata-se de um estudo observacional e transversal com dados coletados através de inquérito populacional no município de Santa Cruz-RN. Foram incluídas pessoas adultas e idosas com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos. Neste estudo, foi realizado um inquérito populacional e foram selecionados os módulos 1000- Dados sociodemográficos, 4000-Funcionalidade e 6000-Utilização de Serviços de Saúde do MDS Brasil. O programa utilizado para a análise estatística foi o SPSS Statistics 22.0 e o Programa R. Foram entrevistadas 504 pessoas. A maioria dos entrevistados consideraram-se insatisfeitos com os serviços de saúde prestados no Brasil e classificaram a forma como o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil o envolve nas decisões sobre os tipos e onde os serviços de saúde são prestados, como “nem boa nem ruim”. No estudo, houve prevalência do sexo feminino, grau de escolaridade ensino médio completo, estado civil casado, raça/cor parda, país de nascimento Brasil e faixa etária de 25 a 59 anos. A maioria dos entrevistados apresentou incapacidade moderada para o aspecto mobilidade e funções do corpo e incapacidade grave para o aspecto atividade e participação.

Presidente - 2132107 - NUBIA MARIA FREIRE VIEIRA LIMA
Interno - 1674532 - DIMITRI TAURINO GUEDES