Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE SOARES DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENISE SOARES DE ARAUJO
DATA : 14/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

VALIDAÇÃO DO BRIEF MODEL DISABILITY SURVEY PARA O BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; Estudo de Validação; Inquéritos Populacionais; Políticas Públicas de Saúde.



PÁGINAS: 70
RESUMO:

Introdução: Pesquisas relacionadas ao estudo sobre incapacidade estão tornando-se cada vez mais frequentes, apresentando a importância do registro de dados confiáveis acerca de deficiências, limitações de atividades e restrições de participação, assim como de fatores contextuais que podem vir a influenciar os níveis de incapacidade da população. Em 2011, a OMS divulgou a criação do Model Disability Survey (MDS), sendo este instrumento baseado no modelo biopsicossocial de saúde e importante preditor de saúde. Tendo em vista a sua tradução, adaptação transcultural e validação para diversos países, optou-se por também validar a sua versão resumida para o Brasil. Objetivo: Validar o Brief Model Disability Survey (Brief MDS) para o Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico de validação do questionário Brief MDS para o Brasil. A etapa de tradução e adaptação transcultural do questionário foi realizada durante o ano de 2021. Para etapa de validação no ano de 2022, o território da cidade de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, foi dividido em setores censitários e realizou-se a amostragem intencional, estimando-se a quantidade de entrevistas para cada uma dessas áreas, com um número total mínimo de 500 entrevistas para a amostra final. Foram incluídas no estudo pessoas  com idade igual ou superior a 18 anos de ambos os sexos, com ou sem incapacidade, com ou sem escolaridade formal. Não foram elegíveis as pessoas que se negassem a responder todas as perguntas do questionário, que apresentassem incapacidade de compreender o instrumento ou desistissem antes da entrevista ser finalizada. A coleta de dados se deu em duas etapas principais: 1) entrevistas em domicílio para preenchimento da versão online do MDS-Brasil abrangente; 2) fase de reteste para o MDS resumido. Com relação à análise, a distribuição da amostra será apresentada através de frequência absoluta e relativa e a análise descritiva utilizará as medidas de tendência central e dispersão, respectivamente mediana e quartis. Para verificar a normalidade de distribuição das variáveis quantitativas utilizou-se o teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov. As propriedades psicométricas  do Brief MDS serão analisadas por meio do modelo Rasch para dados politômicos, a saber: confiabilidade, unidimensionalidade, monotonicidade, independência local, padrão de resposta (infit e outfit) e funcionamento diferencial (DIF). Resultados esperados: Foram qualificadas 504 entrevistas através do Brief MDS e, destes domicílios, 81 foram submetidos à segunda entrevista. Espera-se que o instrumento Brief MDS seja confiável e válido para mensuração de incapacidade populacional brasileira e que possa contribuir com o desenvolvimento de pesquisas de base populacional, aperfeiçoamento de políticas públicas, melhorias na assistência à saúde e maior rastreio acerca da funcionalidade, servindo como respaldo para caracterização das incapacidades de acordo com a visão da saúde biopsicossocial.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2132107 - NUBIA MARIA FREIRE VIEIRA LIMA
Externo ao Programa - 4098411 - GENTIL GOMES DA FONSECA FILHO - UFRNExterna à Instituição - CARLA SABARIEGO
Notícia cadastrada em: 06/06/2023 08:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao