Banca de DEFESA: LEONARA CARLA DE ARAUJO PEREIRA

DISCENTE : LEONARA CARLA DE ARAUJO PEREIRA
DATA : 28/03/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/zci-crcp-xrc

Fatores contextuais e psicossociais relacionados ao aleitamento materno

Aleitamento Materno. Suporte Social. Controle Interno-Externo. Puerpério. Zona Urbana. Zona Rural.

O aleitamento materno (AM), recomendado de forma exclusiva até os 6 meses, é uma prática complexa permeada por diversos fatores que podem contribuir de forma positiva ou negativa para sua continuidade. Estudos mostram que a amamentação vai além de questões biológicas, sendo afetada também por fatores psicossociais e contextuais, sendo o estudo dos diversos aspectos relacionados ao AM extremamente relevante diante de índices tão baixos de aleitamento materno exclusivo. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre o aleitamento materno exclusivo com fatores contextuais (urbanidade e região de residência), e psicossociais (locus de controle da saúde e suporte social recebido). Para tanto, o presente trabalho foi estruturado em dois estudos. No primeiro, de natureza quantitativa, observacional, e descritiva, foram analisados dados secundários provenientes do banco de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN web) sobre a prevalência de AME, por município brasileiro, de 2019 a 2021. Os dados sobre região, tipologia municipal e grau de urbanização foram extraídos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A amostra final obtida de 223.764 crianças distribuídas em 1603 municípios. O segundo estudo, classificado como quantitativo, descritivo e analítico, foi realizado com puérperas no Hospital do Seridó (Caicó/RN). Durante a internação hospitalar, no puerpério imediato, após anuência via Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi realizada a aplicação da Escala de Locus de Controle da Saúde (MHLC), do Formulário de Observação e Avaliação da mamada, informações sobre percepção sobre amamentação, além de informações sociodemográficas. Depois, por meio de contato telefônico, foram coletadas informações sobre o aleitamento materno aos 4 meses, e aplicada a Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido (MSPSS). Foram incluídas no estudo puérperas maiores de 18 anos, em alojamento conjunto, mães de bebês a termo e que estivessem amamentando exclusivamente. A amostra final obtida de 75 mulheres. Os dados foram analisados por meio do software Statistical Package Social Sicence.  Os resultados obtidos apontam para a necessidade de considerar os fatores contextuais e psicossociais ao se pensar em ações, políticas e estratégias envolvendo aleitamento materno.

Presidente - 1692571 - ANNA CECILIA QUEIROZ DE MEDEIROS
Interna - 1213580 - CATARINE SANTOS DA SILVA