Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO ERIVELTON MEDEIROS DIAS

DATA : 03/02/2023
LOCAL: Sala Meet, link: meet.google.com/hxi-ukwj-vzs

MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM IDOSOS NO BRASIL

Idosos. Mortalidade. Causas Externas. Estudos de Séries Temporais. Envelhecimento.

O envelhecimento humano pode ser compreendido como um artifício comum, dinâmico e progressivo onde advêm várias modificações fisiológicas, morfológicas, físicas, bioquímicas e psicológicas que ocorrem continuamente ao longo do tempo às quais inferem na redução da capacidade de adaptação às situações do dia a dia, tornando assim o indivíduo humano mais propenso às enfermidades e vulnerabilidades às doenças. As causas externas (CE) são entendidas como fenômenos do meio externo que através de um efeito, seja ele gradiente de força, químico ou radioativo, são capazes de gerar dano ao organismo humano com vários efeitos indesejáveis, a depender da maneira como é efetuada, como incapacidades física e neurológica, ou até mesmo, dependendo do dano causar a morte do indivíduo configurando como um sério problema de saúde pública. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar a mortalidade por causas externas em idosos no Brasil, padrões e publicações. Foram realizados dois estudos, o primeiro foi um estudo do tipo ecológico com uso de dados secundários, o qual objetivou analisar a tendência de mortalidade por CE em idosos no Brasil no intervalo temporal entre os anos 2000 a 2019. E o segundo foi elaborar um protocolo de Revisão de escopo (scoping study ou scoping review) com o objetivo mapear, descrever e sistematizar as evidências científicas do que foi feito sobre enfrentamento e os desafios da Atenção Primária à Saúde (APS) frente à mortalidade por CE em idosos, o qual será baseado no Manual de Revisão do Joanna Briggs Institute, de 2015, seguido por um protocolo de revisão de escopo para formular o modelo passo a passo e os critérios para o desenho deste estudo. O primeiro estudo evidenciou, no período investigado, que foram identificados 462.099 óbitos em idosos por CE. Em relação ao comportamento da mortalidade por CE em idosos, os achados demonstram tendência de aumento no período estudado, com destaque para o intervalo entre 2000 e 2014, momento em que os coeficientes de mortalidade de idosos por CE mais se elevaram, com uma variação percentual anual média (APC) de 1,83 (IC95%:1,6; 2,0). No que se refere ao enfrentamento e aos desafios da APS frente à mortalidade por CE em idosos, espera-se que o estudo possa identificar de forma detalhada, na literatura, os principais gargalos para o enfrentamento por parte da APS  das CE em idosos, contribuindo na sequência para o fornecimento de uma visão geral do problema vivenciado e para a orientação de discussões envolvendo a temática.

Presidente - 2507055 - CRISTIANE DA SILVA RAMOS MARINHO
Interna - 1110960 - JANE CARLA DE SOUZA