Banca de DEFESA: IZABEL CRISTINA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZABEL CRISTINA DE MEDEIROS
DATA : 30/08/2022
HORA: 08:15
LOCAL: Plataforma virtual (meet.google.com/xtn-svam-gkn)
TÍTULO:

APRENDER NO TRABALHO: UMA VIVÊNCIA NO SEMIÁRIDO NORDESTINO


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema Único de Saúde; Educação Permanente em Saúde; Atenção Primária a Saúde.


PÁGINAS: 128
RESUMO:

Introdução: A educação permanente em saúde (EPS) se configura como uma proposta de aprendizagem no e pelo trabalho, pelo qual o processo ensino-aprendizagem se incorpora ao cotidiano laboral com possibilidade de transformar as práticas profissionais. Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde instituiu, no ano de 2004, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) como estratégia para incentivar a formação de trabalhadores, buscando articular iniciativas qualificadas ao enfrentamento das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A PNEPS tem como elemento central o trabalho interprofissional, pois o convívio entre as diferentes profissões em si já é um espaço de aprendizado. Espaço este, materializado pelo trabalho em equipe nas entranhas de uma equipe de saúde da família como condição para efetivar o cuidado em saúde na Atenção Básica. Objetivo: Compreender como os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (ESF) percebem o trabalho em equipe como elemento de Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica (AB) Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com inspiração etnográfica realizada com os trabalhadores de saúde de uma equipe de saúde da família de um município no semiárido potiguar. A coleta de dados se deu por meio de diário de campo e encontros organizados como oficinas critico reflexiva para discutir as temáticas trabalho em equipe na AB e Educação permanente no contexto da AB. As narrativas produzidas durante a Oficina foram gravadas, transcritas e organizadas de modo a possibilitar uma análise temática critica.  Resultados: A partir dos encontros foi observado que os trabalhadores em saúde percebem a importância do trabalho em equipe no contexto da AB, bem como um ponto importante e decisivo na resolução de demandas dos usuários. No tocante a EPS foi observada a percepção de que o campo de trabalho da AB demanda necessidades constates e que no dia a dia de trabalho o aprendizado acontece pela partilha com os colegas. Entretanto, os trabalhadores não percebem tal partilha como EPS e o trabalho como potencial formativo, muitas vezes compreendendo que a formação só acontece quando existe um momento formal e “padrão” promovido pela gestão em saúde.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2249092 - ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
Interna - 1231563 - ANA KALLINY DE SOUSA SEVERO
Externo à Instituição - RICARDO BURG CECCIM - UFRGS
Notícia cadastrada em: 23/08/2022 13:12
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