Banca de DEFESA: BRUNNO ALVES DE LUCENA

DISCENTE : BRUNNO ALVES DE LUCENA
DATA : 22/04/2022
LOCAL: https://meet.google.com/oow-xpvw-osr

O TRABALHADOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E OS IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DECORRENTES DA SUA ATUAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Atenção Primária em Saúde; Saúde do Trabalhador; COVID-19; Saúde Mental.

Objetivou-se com esse estudo analisar as implicações que o cenário pandêmico da COVID-19 tem acarretado na saúde mental dos trabalhadores da APS, em um município do interior do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo descritivo e exploratório. A coleta de dados ocorreu no período compreendido entre os meses de dezembro de 2020 e março de 2021. Os dados investigados nesse estudo, foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, realizada por contato telefônico, em que os profissionais responderam às perguntas verbalmente e sendo posteriormente transcritas, assegurando o rigor ético quanto ao anonimato e confidencialidade dos participantes. O tratamento e análise dos discursos foram realizados por intermédio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ), que realiza análises quantitativas de dados textuais pautadas em contextos e classes de conteúdo baseado na similaridade do vocabulário ou usadas em contextos similares, associando a um mesmo campo léxico. A partir da Classificação das categorias pelo IRAMUTEQ, procedeu-se a interpretação das mesmas, por meio da análise de conteúdo, percorrendo as etapas apontadas por Bardin, a fim de se extrair os conteúdos relevantes para discussão com base na literatura. Este estudo obteve licenciamento pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA) / Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN de acordo com o CAAE: 39785420.9.0000.5568 e parecer número 4.428.312. Entre os trabalhadores participantes da pesquisa, houve uma predominância de pessoas do sexo feminino (70,0 %), com idade de 31 a 40 anos (55,0 %), sendo casados ou com união estável (75,0 %). Quanto ao nível de escolaridade, percebeu-se a predominância de profissionais que cursaram até o ensino médio (55,0%). A maior parte da população estudada, atuam como Agentes comunitários de saúde (25,0%), com carga horária de 40 horas semanais (85,0%), com renda mensal de até 3 salários mínimos (70,0%), com mais de 10 anos de atuação na Unidade Básica de saúde (45,0%). Da análise lexical por CDH do IRAMUTEQ foram desveladas quatro dendogramas com os seguintes temas: Classe 1: “Heróis ou Vilões?”, que evidencia o estigma social e os comportamentos discriminatórios sofridos pelos trabalhadores da APS participantes dessa pesquisa, bem como os processos sociais de exclusão, resultantes da criação de preconceitos e da potencialização de estereótipos vinculados a atitudes e crenças negativas dirigido a esses trabalhadores. Classe 2: “O adoecimento na gestão do trabalho”, que discorre com base nos relatos dos entrevistados, sobre as transformações que ocorreram nas relações profissionais, no aumento de solicitação de demandas, nos diferentes modelos de gestão, remuneração variável, aumento de controles e processos de registros em decorrência da pandemia. Classe 3: “entre o sofrimento e o prazer”, que apresenta relatos resultantes da relação do trabalhador com o processo de trabalho na APS durante o curso da pandemia, considerando as vivências de prazer, sofrimento, desgaste, satisfação e adoecimento.  E a classe 4: “ As dores que trago aqui no peito”, em que se buscou analisar termos na fala dos entrevistados, que remetem a possíveis repercussões na saúde mental dos mesmos, correlacionando com os aspectos da literatura referentes ao tema. Conclui-se que por meio dessa pesquisa foi possível compreender a interferência e os impactos do processo de trabalho durante o curso da Pandemia de COVID-19 na saúde mental dos trabalhadores da APS. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas de promoção e estratégias do cuidado dirigido ao coletivo de trabalhadores da saúde.

Presidente - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA
Interna - 1652946 - RAFAELA CAROLINI DE OLIVEIRA TAVORA
Externo à Instituição - ILDONE FORTE DE MORAIS - UERN
Notícia cadastrada em: 12/04/2022 08:05