Banca de QUALIFICAÇÃO: URSULA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : URSULA COSTA
DATA : 23/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma virtual (meet.google.com/rzi-jkgb-pyu)
TÍTULO:

Burocracia á Nível De Rua: autonomia profissional na implementação de políticas públicas na Estratégia Saúde da Família (ESF)


PALAVRAS-CHAVES:

Autonomia Profissional; Burocracia a nível de Rua; Estratégia Saúde da Família


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O processo de desenvolvimento das políticas públicas envolve um ciclo de etapas - agenda, formulação, implementação, avaliação -, necessárias para compreender as deliberações tomadas e suas consequências. Na fase de implementação as decisões planejadas são consolidadas em ações e práticas finais, pelas quais podem surgir algumas problemáticas. Os Burocratas a Nível de Rua são considerados os agentes implementadores das ações de linha de frente sendo responsáveis pela entrega direta das políticas aos cidadãos. No Sistema Único de Saúde, os profissionais atuantes na Estratégia Saúde da Família podem ser considerados BNR´s de referência no cuidado das ações de saúde e adquirirem o papel de governança ao colocar em prática mecanismos com graus de autonomia e estratégia distintas para atender às necessidades da população de acordo com a profissão em que ocupam no cenário de trabalho. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar a relação estabelecidas entre BNR´s em suas rotinas de trabalho na ESF, a fim de entender a influência da manifestação da autonomia profissional na implementação de políticas públicas, considerando o contexto da sociologia das profissões. Será realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória. Como técnica de coleta de dados, entrevista em profundidade serão realizadas com os trabalhadores da ESF Expedito Araújo de Lima, localizada no município de Currais Novos, Rio Grande do Norte. A análise das narrativas será feita pela perspectiva da História Oral temática. Espera-se identificar possíveis fatores que influenciam na execução das políticas diante da autonomia profissional exercida pelos BNR´S na ESF, para refletir acerca do papel profissional dos trabalhadores da saúde na APS para implementação de políticas públicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2249092 - ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
Interna - 2612129 - MERCES DE FATIMA DOS SANTOS SILVA
Externa à Instituição - LUÍSA DA MATTA MACHADO FERNANDES
Externa à Instituição - MICHELLE VIEIRA FERNANDEZ DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 18/02/2022 11:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao