Banca de DEFESA: EUCLENES FELINTO MEDEIROS

DISCENTE : EUCLENES FELINTO MEDEIROS
DATA : 12/01/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ajb-cwfd-eja

Nuances do cuidar: Percepções das pessoas cuidadoras de estudantes com deficiência

Cuidadores. Pessoas com deficiência. Saúde. Educação

Esta pesquisa visa compreender as percepções sobre os processos saúde-doença e cuidado das pessoas cuidadoras de estudantes com deficiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para tanto, foram aplicados questionários aos(às) coordenadores(as) do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) a fim de realizarmos um levantamento dos serviços disponibilizados, bem como o quantitativo de estudantes com deficiência atendidos(as) em todo Estado do Rio Grande do Norte no IFRN por estes Núcleos. Além disso, realizamos análise documental das fichas cadastrais dos discentes com deficiência no IFRN, para selecionar as pessoas cuidadoras dos estudantes, no IFRN de Currais Novos-RN. Ainda executamos entrevistas semiestruturadas com as pessoas selecionadas, utilizando a análise temática para apreensão dos dados. Adotamos a perspectiva teórico-metodológica da fenomenologia de Alfred Schutz, a fim de compreendermos a partir das nossas interlocutoras como elas se propõem a descrever suas vivências e experiências no ato de cuidar de si e do outro, como elas representam e concebem seu processo de saúde-doença e cuidado. Das análises das narrativas emergiram quatro categorias analíticas: 1) As barreiras do cuidado; 2) Percepção das cuidadoras sobre seu processo de cuidado; 2) A solidão no cuidar do outro e, 4) Cuidar em tempos de pandemia da COVID-19. Por principais resultados deparamo-nos com a necessidade de aproximação das instituições educacionais com a família dos(as) estudantes com deficiência, o que beneficiaria primordialmente o(a) próprio(a) discente, impactando nas práticas por uma concreta inclusão social; além da necessidade de construção de espaços para escuta e fala das pessoas cuidadoras nos mais variados ambientes sociais a fim de cuidar de quem cuida. Destacamos por resultados que o papel de cuidado ainda é socialmente atribuído às mulheres; que as experiências do cuidar abordadas nas entrevistas apresentaram-se marcadas por barreiras sociais às pessoas com deficiência e; que, em sua maioria, as cuidadoras vivenciaram sobrecarga oriunda do cuidar. Consideramos que o papel da cuidadora é fundamental para o processo de saúde, educação e inclusão da pessoa com deficiência, mas faz-se necessário discutir a economia do cuidado das mulheres-mães  de pessoas com deficiência. Isto porque, pensar sobre o cuidado de pessoas com deficiência envolve construção de rede de apoio intersetorial, levando em conta o cuidar também das cuidadoras como sujeitos de direitos.

Presidente - 2612129 - MERCES DE FATIMA DOS SANTOS SILVA
Interno - 1674532 - DIMITRI TAURINO GUEDES
Interna - 1652946 - RAFAELA CAROLINI DE OLIVEIRA TAVORA
Externo à Instituição - LUCAS PEREIRA DE MELO - USP