Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCUS VINÍCIUS AMARANTE DA SILVA

DISCENTE : MARCUS VINÍCIUS AMARANTE DA SILVA
DATA : 30/11/2021
LOCAL: Remoto

VALIDAÇÃO PARA USO NO BRASIL DO INSTRUMENTO AVALIAÇÃO DA PRONTIDÃO ORGANIZACIONAL PARA MUDANÇA - AVALIAÇÃO POM

avaliação; prontidão para mudança; validação; propriedades psicométricas.

A prontidão organizacional para mudança (POM) é uma iniciativa que propõe mudanças referentes às implementações de inovações tecnológicas, políticas públicas e programas de saúde para os serviços de saúde. O estudo avaliará os profissionais quanto a propensão de mudança através da versão brasileira do Instrumento Avaliação da Prontidão Organizacional para Mudança - Avaliação POM, uma tradução e adaptação transcultural que utiliza os domínios mais relevantes para percepção de propensão a mudança dos profissionais, contendo 65 itens e 12 subescalas. Objetivos: utilizar a Avaliação POM para identificação do nível de propensão a mudança dos profissionais e formação do seu perfil de propensão a mudança; promover sua participação, gerando conhecimentos e elevando a capacidade de resposta das organizações diante das novas demandas do setor saúde. A pesquisa foi aprovada pelo CEP da FACISA, sob o Parecer: 4.846.979. Os participantes foram contatados pessoalmente, via e-mail e/ou via WhatsApp. Foram esclarecidos com relação aos objetivos da pesquisa e assinaram TCLE, respondendo aos questionários via Google Forms. Foram selecionados 45 profissionais de saúde de Tangará-RN, dos quais 32 aceitaram participar. A Avaliação POM apresenta-se como um instrumento auto-aplicável, respondido em 20 minutos. Seu uso é necessário para mostrar resultados compatíveis e sensíveis para a população brasileira e contribui para a realização de outros estudos que queiram mensurar o impacto da mudança proposta na população estudada. A validação da Avaliação POM será através da análise das características psicométricas: confiabilidade e validade de construto. Para avaliar a confiabilidade teste-reteste serão usados os coeficientes de correlação intraclasse (ICC). Também será calculada a consistência interna da escala através do alfa de Cronbach. Resultados esperados: quanto maior a quantidade de fatores facilitadores reconhecidos pelos participantes, maior será a participação, levando a uma maior aquisição de conhecimentos e maior propensão e adoção efetiva de novas tecnologias no trabalho interdisciplinar.

Presidente - 2218795 - EGMAR LONGO HULL
Interna - 1242804 - ADRIANA GOMES MAGALHAES