Banca de QUALIFICAÇÃO: EUCLENES FELINTO MEDEIROS

DISCENTE : EUCLENES FELINTO MEDEIROS
DATA : 19/07/2021
LOCAL: Google Meet

Nuances do cuidar: Percepções das pessoas cuidadoras de estudantes com deficiência

Cuidadores. Pessoas com deficiência. Saúde.

Esta pesquisa visa compreender as percepções sobre os processos saúde-doença e cuidado das pessoas cuidadoras de estudantes com deficiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para tanto, foram aplicados questionários aos(às) coordenadores(as) do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) a fim de realizarmos um levantamento dos serviços disponibilizados, bem como o quantitativo de estudantes com deficiência atendidos(as) em todo Estado do Rio Grande do Norte no IFRN por estes Núcleos. Além disso, faremos análise documental das fichas cadastrais dos estudantes com deficiência no IFRN, para selecionar as pessoas cuidadoras dos estudantes, no IFRN de Currais Novos-RN; em seguida serão realizadas entrevistas semiestruturadas nos moldes da história oral com as pessoas selecionadas. Para análises das respostas objetivas dos questionários aplicados aos(às) coordenadores(as) do NAPNE, utilizaremos o Programa Statistical Package for Social Science (SPSS) for Windows versão 20.0 para a análise estatística descritiva e analítica, utilizando as frequências simples e percentuais, e as análises bivariadas para verificar as associações entre as variáveis, sendo considerado estatisticamente significante as associações com p≤0,05. No que se refere à análise das narrativas produzidas nas entrevistas semiestruturadas, adotaremos a perspectiva teórico-metodológica da fenomenologia, utilizando com ferramenta analítica a própria história oral para buscar compreender a partir dos(as) nossos(as) interlocutores(as) como eles(as) se propõem a descrever suas vivências e experiências no ato de cuidar de si e do outro, como eles(as) representam e concebem seu processo de saúde-doença e cuidado.

Presidente - 2612129 - MERCES DE FATIMA DOS SANTOS SILVA
Interna - 1652946 - RAFAELA CAROLINI DE OLIVEIRA TAVORA
Externa à Instituição - NUBIA GARCIA VIANNA - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 19/07/2021 10:13