Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA DEIZIANA DE LIMA DANTAS

DISCENTE : CARLA DEIZIANA DE LIMA DANTAS
DATA : 11/06/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

PROBLEMAS DE SONO EM ADOLESCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO TÉCNICO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DE ACORDO COM O GRAU DE URBANIZAÇÃO

Adolescência, ciclo sono/vigília e sonolência excessiva.

A adolescência é marcada, entre outros fatores, pelo aumento da sonolência diurna em consequência do sono insuficiente e de má qualidade, durante os dias letivos, sobretudo, em adolescentes que estudam no turno da manhã. Estas consequências estão relacionadas a uma tendência biológica dos adolescentes de dormir e acordar mais tarde, fator conhecido como atraso de fase, o que tem gerado impactos negativos na saúde e no desempenho escolar dos alunos. Dentre fatores sociais, a taxa de urbanização vem sendo estudada, como possível fator que impacta na quantidade e qualidade do sono, e sonolência diurna dos adolescentes. Além disso, torna-se importante estudos que avaliem os problemas de sono e possam servir de base para inserir esta temática dentro dos programas da Saúde do adolescente, objetivando conscientizar os jovens e a comunidade acadêmica da importância do sono para a saúde. Tendo isso em vista, o objetivo desse estudo é caracterizar o padrão do ciclo sono e vigília, a qualidade do sono e sonolência diurna em adolescentes de instituições de ensino técnico federal do Rio Grande do Norte (RN) de acordo com a taxa de urbanização e turno de estudo. Este estudo foi desenvolvido com 704 estudantes dos campi do IFRN Natal central, São Gonçalo do Amarante, Lajes e Santa Cruz, de ambos os sexos, que cursam o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, no turno matutino ou vespertino. Para isso foram aplicados três questionários: “Ficha de Identificação”, “Índice de Qualidade do Sono de pittsburgh (IQSP)” e “Escala Pediátrica de Sonolência Diurna (PDSS)”. Os dados obtidos serão tabulados em uma planilha do Microsoft Excel versão 2010 e analisados pelo programa SPSS versão 22.0, conforme a estatística descritiva e inferencial, utilizando-se os testes estatísticos necessários e serão apresentados através de gráficos e tabelas. Será realizada a estatística descritiva dos horários de dormir, acordar, duração de sono, qualidade de sono e sonolência diurna a partir da média dos valores relatados pela população do estudo. Além disso, o teste qui-quadrado será realizado para avaliar a distribuição das frequências observadas com relação à duração e qualidade do sono dos estudantes avaliados. O modelo linear geral (GLM) será utilizado para avaliar a relação do grau de urbanização e turno de ensino com os parâmetros de sono dos estudantes.

Presidente - 1110960 - JANE CARLA DE SOUZA
Interna - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA