Banca de QUALIFICAÇÃO: REGIS DE SOUZA VALENTIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGIS DE SOUZA VALENTIM
DATA : 15/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:

AVALIAÇÃO EM SAÚDE APLICADA AOS CENTROS ESPECIALIZADOS EM REABILITAÇÃO: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO LÓGICO


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras chave: Saúde Pública, Centros de Reabilitação, Reabilitação, Gestão em Saúde, Administração de serviço de saúde.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Introdução: Os Centros Especializados em Reabilitação (CER) podem assistir pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e outras. Para garantir a atenção à saúde de maneira integral, se faz necessário facilitar o planejamento das ações dos serviços e a comunicação entre os sujeitos envolvidos na sua condução. O modelo lógico, uma representação gráfica que evidencia as diversas relações possíveis entre as atividades previstas e os resultados esperados, torna-se uma ferramenta facilitadora para a tomada de decisões. Objetivo: Construir e validar um modelo lógico para os CER. Método: Estudo qualitativo, realizado no estado do Rio Grande do Norte, sendo analisados nove CER. Partindo-se da análise documental e posterior análise técnica de um grupo focal, composto por gestores e trabalhadores, para a proposição do modelo lógico. As informações foram categorizadas pela análise temática de conteúdo e analisadas sob a ótica dos referenciais teóricos da saúde coletiva e avaliação em saúde. Resultado: O modelo lógico proposto apresenta cinco categorias: demandas, recursos (insumos, financeiros e força de trabalho), processos, produtos e resultados. Conclusão: A elaboração de um modelo lógico para o CER possibilitou a identificação de objetivos, cenários, recursos, dificuldades, produtos e impactos desse serviço dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de maneira clara e objetiva. A utilização dessa ferramenta pode agora ser usada como instrumento de gestão, podendo ser usada no processo de tomada de decisões em saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 075.846.084-85 - DIEGO DE SOUSA DANTAS - UFRPE
Interno - 1674532 - DIMITRI TAURINO GUEDES
Externa ao Programa - 2583642 - FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO
Externo à Instituição - WEDERSON RUFINO DOS SANTOS - UnB
Notícia cadastrada em: 04/06/2020 08:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao