Banca de QUALIFICAÇÃO: EMIDIA JOYCE FERNANDES DE MORAIS

DISCENTE : EMIDIA JOYCE FERNANDES DE MORAIS
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Sessão pública realizada por videoconferência

Aplicação de óleo pigmentado com astaxantina da farinha do resíduo de camarão (Litopenaeus vannamei) na elaboração de maionese

Derivados de Camarão. Emulsão. Estabilidade oxidativa. Compostos Bioativos

A astaxantina é um pigmento carotenoide presente nos resíduos do camarão que apresenta propriedades bioativas benéficas para a saúde humana. Os resíduos derivados do processamento de camarão podem ser utilizados para a extração da astaxantina sendo, portanto, uma forma de reaproveitamento de material gerando produto com valor agregado. O objetivo deste trabalho foi a produção de maionese utilizando o óleo pigmentado com astaxantina obtida da farinha produzida com o resíduo do camarão (Litopenaeus vannamei). Foram realizadas análises da quantificação de astaxantina utilizando Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), caracterização físico-química do óleo, perfil de ácidos graxos por meio da Cromatografia Gasosa Acoplada a Espectrômetro de Massas (CG-MS) e Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR). Foram produzidas quatro formulações de maionese: maionese padrão (FP): 100% óleo de soja; maionese com óleo pigmentado (F1): óleo de soja 75% + óleo pigmentado 25%; maionese com óleo pigmentado (F2): óleo de soja 44% + óleo pigmentado 56%; maionese com óleo pigmentado (F3): óleo de soja 13% + óleo pigmentado 87%. Foram realizadas as análises de caracterização (físico-química) e de vida de prateleira (físico-química e microbiológicas) da maionese armazenada sob refrigeração. Na quantificação de astaxantina, o óleo pigmentado revelou concentração média de 13,96 ± 1,24 μg/g. Os óleos de soja e pigmentado exibiram índices de acidez de 0,65 e 1,31 mg KOH.g−1. No índice de peróxido, o óleo de soja registrou 0,67 meq.kg-1, enquanto o pigmentado apresentou 0,50 meq.kg-1. O índice de refração foi semelhante em ambas as amostras, com médias de 1,33. O óleo de soja e o óleo pigmentado exibiram predominância de ácidos graxos insaturados, representando 80,45% e 79,82%, respectivamente. Os espectros de FTIR foram semelhantes, com pequenas diferenças na intensidade vibracional. O óleo de soja apresentou maior atividade oxidante que o pigmentado, exceto na fração insolúvel. Na caracterização da maionese, a formulação FP teve a acidez média mais alta (1,8) em comparação com F1 (1,17), F2 (1,11) e F3 (1,31). O índice de peróxido variou entre as formulações (FP: 1,07, F1: 0,83, F2: 0,73, F3: 0,93). No índice de refração, todas as amostras apresentaram média de 1,47. A formulação F2 teve o pH mais alto (6,28), diferindo das demais formulações FP (6,16), F1 (6,16) e F3 (6,20). Quanto aos ácidos graxos, as formulações FP, F1, F2 e F3 exibiram principalmente ácidos graxos insaturados (80%, 80,72%, 79,55% e 78,92%, respectivamente). Ao final do armazenamento, a formulação F3, mostrou acidez mais elevada (1,41), peróxido menor (1,12) e pH mais alto (6,27) quando comparado as outras formulações. Nas análises microbiológicas, coliformes a 45 oC e Escherichia coli estavam ausentes. As Enterobacteriaceae estavam presentes dentro dos limites permitidos, embora FP e F1 tenham excedido esses limites no final do período de armazenamento. Esses resultados ressaltam a relevância da astaxantina como um antioxidante e como a composição lipídica e a concentração de óleo pigmentado podem influenciar a qualidade e a estabilidade de óleos e maionese, proporcionando implicações significativas na indústria de alimentos e na promoção da saúde.

Presidente - 3211846 - KARLA SUZANNE FLORENTINO DA SILVA CHAVES DAMASCENO
Interna - 2378605 - CRISTIANE FERNANDES DE ASSIS
Interna - 1610982 - PRISCILLA MOURA ROLIM
Externa à Instituição - MARIA GIOVANA BINDER PAGNONCELLI - UTFPR