Apresentação

A Área de Nutrição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, criada em 06 de junho de 2011, tem foco no comprometimento amplo com a Alimentação e Nutrição, nos seus aspectos biológicos, clínicos e sociais.

O PPGNUT foi aprovado pela da Comissão de Avaliação da área de Nutrição e  Conselho Técnico Científico da Capes - CTC da CAPES, no dia 10 de dezembro de 2013, tendo uma área de concentração - Nutrição e duas linhas de pesquisa: Diagnóstico e intervenção Nutricional e Qualidade de alimentos. Em 2022, as linhas de pesquisa foram atualizadas para comportar a expertise dos docentes permanentes credenciados e recredenciados, conforme descrito a seguir.

A Linha de Pesquisa de QUALIDADE DE ALIMENTOS E SISTEMAS ALIMENTARES tem como objetivo desenvolver estudos sobre:

a)  Aproveitamento e análise de matérias-primas e resíduos; avaliação da qualidade e segurança de dietas, alimentos, nutrientes, compostos bioativos e/ou probióticos;

b)  Sistemas alimentares, desenvolvimento sustentável e segurança alimentar e nutricional;

c)   Caracterização e desenvolvimento de processos e produtos para saúde a partir de fontes alimentícias, usando tecnologias habilitadoras (biotecnologia, nanotecnologia, inteligência artificial e outras);

d)  Avaliação dos efeitos metabólicos de dietas, alimentos, nutrientes, compostos bioativos e/ou probióticos;

e)  Aspectos nutricionais, higiênico-sanitários, regulamentares e de sustentabilidade no processo produtivo de refeições coletivas.

 

A linha de DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL abrange estudos sobre:

a) diagnóstico e intervenção alimentar e nutricional em populações enfermas e sadias de diferentes ciclos de vida e vulnerabilidades;

b) as relações do estilo de vida, dieta e fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas;

c) micronutrientes envolvendo dieta, metabolismo e genômica nutricional;

d) avaliação e monitoramento de políticas de alimentação, nutrição e saúde.

A missão do PPgNut é fortalecer as políticas de ensino de pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação na área de alimentação e nutrição, visando atender às necessidades da sociedade, quanto à formação de recursos humanos altamente qualificados e à produção científica. O alcance da excelência acadêmica almejada neste processo tem como alvo o desenvolvimento social e econômico

A Visão do PPgNut é ser um programa de pós-graduação reconhecido como um centro de excelência na formação de profissionais qualificados para atuarem na resolutividade dos problemas de nutrição, produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico; e em atividades de inovação.

O Valores do PPgNut são: (1) qualidade na formação e na produção do conhecimento; (2) impacto na formação de recurso humanos e no desenvolvimento social e econômico; (3)      foco nos problemas de saúde relacionados com a nutrição; (4) inovação; (5) responsabilidade socioambiental.

O PPgNut tem por objetivo promover a formação de profissionais de excelência nos diferentes domínios do saber e em atividades da produção do conhecimento científico e tecnológico na área de Nutrição, contribuindo para soluções de problemas nutricionais da sociedade.

Os mestres formados na linha de pesquisa Diagnóstico e intervenção nutricional serão qualificados para atuarem com base no entendimento dos estudos epidemiológicos sobre o estado nutricional e sobre fatores de risco de doenças crônicas em indivíduos e populações. Desta forma, estes mestres estarão aptos para propor intervenções nutricionais. Acrescenta-se também a essa qualificação, os conhecimentos específicos sobre micronutrientes e genômica nutricional, elementos que agregam uma atuação diferenciada na resolutividade dos problemas nutricionais.

Os mestres formados na linha de pesquisa de Qualidade de alimentos serão qualificados para atuarem no aproveitamento de recursos alimentares regionais, na avaliação da qualidade de alimentos processados, na caracterização e funcionalidade dos compostos bioativos, das dietas e/ou alimentos; bem como no controle higiênico-sanitário de alimentos.

O corpo docente do PPGNUT é constituído por 17 professores permanentes e 02 colaboradores lotados nos Departamentos de Nutrição, Farmácia e Análises Clínicas e Toxicológicas, todos vinculados à UFRN, Campus Natal-RN, conforme Portaria No 33/2021 de 08 de novembro de 2021, emitida pela Pró-reitoria de Pós-Graduação/UFRN para o período de 2021-2025. Na linha QASA atuam 09 (nove) docentes e na linha de DIAN, 10 (dez) docentes.

Ressalta-se que a existência de uma Pós-graduação em Nutrição na UFRN aglutina uma massa crítica de pesquisadores para desenvolver pesquisas que visam explorar e otimizar o aproveitamento de recursos alimentares regionais, bem como aquelas com foco no diagnóstico e intervenção nutricional de indivíduos e populações. O objetivo do PPGNUT agrega indicadores de responsabilidade social da UFRN que contribuirão para o desenvolvimento e inovação no Rio Grande do Norte, em conformidade com as políticas públicas do país.

E-mail: ppgnut@ccs.ufrn.br

Fone: (84) 3342-2291- Ramal 335

 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao