Banca de DEFESA: ANGELICA LOPES DE SOUSA CAMPELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANGELICA LOPES DE SOUSA CAMPELO
DATA : 27/03/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Sessão pública realizada por meio de vídeo conferência
TÍTULO:

Avaliação de multielementos no plasma de pessoas idosas institucionalizadas e associações com variáveis sociodemográficas, clínicas e de estilo de vida.


PALAVRAS-CHAVES:

Micronutrientes. Metais tóxicos. Pessoa Idosa. Instituição de Longa Permanência. Análise de Componentes Principais.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

O envelhecimento está associado a alterações fisiológicas, anatômicas, bioquímicas e psicológicas que refletem nas condições de saúde e nutrição dos indivíduos. A manutenção do status adequado de micronutrientes é importante para a saúde e longevidade. Os elementos essenciais participam de processos biológicos importantes, e por outro lado, os elementos não essenciais são acumulados no corpo humano. ao longo da vida, resultando em danos biológicos mediante exposições prolongadas. Com base nestes aspectos, emergem as pesquisas sobre a identificação destes múltiplos elementos e como se comportam as interações orgânicas. O estudo do tipo coorte retrospectivo tem por objetivo avaliar o status de elementos essenciais e não essenciais no plasma de pessoas idosas institucionalizados de Natal/RN e associações com variáveis sociodemográficas, clínicas e de estilo de vida. A população foi constituída por 149 pessoas idosas residentes em ILPIs públicas e privadas. Os dados sobre variáveis demográficas, clínicas, antropométricas, de saúde e estilo de vida foram obtidos da anamnese clínica e categorizadas conforme especificidades. O consumo alimentar foi medido pelo método da pesagem direta de alimentos. O cálculo da inadequação de micronutrientes foi realizado pelo método do Estimated Adequate Requirement (EAR) como ponto de corte. Seis elementos essenciais e nove não essenciais foram avaliados no plasma por espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). Os resultados foram apresentados como mediana (P25-P75) e intervalos interquartil. Para compreender a variância dos elementos no plano amostral foi realizada a análise de componentes principais (ACP). As concentrações de Cu, Fe e Se no plasma corresponderam os valores de referência, ao contrário do Zn. As concentrações plasmáticas de Se diferiram entre sexos (p=0,039) e IMC (p=0,040). O consumo dietético de Mg e K obtiveram prevalência de inadequação >50%. Quatro fatores identificados pela ACP foram assim constituídos: C1 (As, Ni, Rb, Cu, Se e Zn); C2 (Cd e Pb); C3 (Al e Mn) e C4 (Li). O primeiro componente gerado (C1) explicou 32,6% da variância total do modelo, sendo a soma de todas as cargas igual a 67,4%. Associações entre os fatores e as variáveis independentes foram testadas. Pb e Cd foram associados com a presença de multicomorbidades (p=0,018) e Al com o sexo (p=0,012). Hg foi associado com tipo de ILPI (p<0,001), IMC (p<0,001), perímetro da panturrilha (p=0,04), n° de comorbidades p=0,023) e polifarmácia (p=0,004). O Sr demonstrou associação com tempo de institucionalização (p=0,011). O status de elementos essenciais e não essenciais foi associado a multicomorbidades, tipo de ILPI, IMC e perímetro de panturrilha e polifarmácia.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3218336 - BRUNA ZAVARIZE REIS
Externa à Instituição - CARLA SORAYA COSTA MAIA - UECE
Presidente - 6349432 - LUCIA DE FATIMA CAMPOS PEDROSA
Externa ao Programa - 3885543 - SAIONARA MARIA AIRES DA CAMARA - null
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 08:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao