Banca de DEFESA: ANA BEATRIZ RODRIGUES PINHEIRO

DISCENTE : ANA BEATRIZ RODRIGUES PINHEIRO
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Departamento de Nutrição da UFRN

INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E PRÉ DIABETES EM ADULTOS E IDOSOS – ESTUDO BRAZUCA NATAL

Pré-diabetes; Resistência à Insulina; Insegurança Alimentar; Práticas alimentares.

Introdução: A insegurança alimentar e nutricional (IAN) é entendida como a falta de acesso a uma alimentação em quantidade e qualidade adequadas e, atualmente, acomete mais de 2,3 bilhões de pessoas no mundo todo. Evidências apontam fortes correlações entre o consumo de dietas menos saudáveis, pré-diabetes e períodos de IAN. Objetivos: Avaliar a associação da IAN com o desenvolvimento da pré-diabetes em adultos e idosos participantes do estudo Brazuca Natal. Metodologia: Realizamos uma pesquisa do tipo transversal de base populacional (estudo BRAZUCA-Natal), com 113 indivíduos, idade ≥ 20 anos, de ambos os sexos, residentes de uma capital do Nordeste brasileiro. Foram coletados dados sociodemográficos, antropométricos e bioquímicos. Foram considerados com pré-diabetes aqueles com HOMA-IR>2,7. Para verificar a presença de IAN, utilizou-se a Escala Brasileira de Insegurança alimentar (EBIA) e foram considerados em IAN os participantes que responderam “sim” para pelo menos uma das cinco perguntas. O consumo alimentar foi avaliado a partir das práticas alimentares utilizando uma escala multidimensional embasada no Guia Alimentar Brasileiro e para avalaliar sua relação com a IAN, foi realizado o teste qui-quadrado. A normalidade foi testada por Kolmogorov-Smirnov. Foi realizada análise bivariada de Poisson para identificar as razões de prevalência (RP) bruta e ajustada, permanecendo no modelo final apenas as variáveis com nível de significância de 5% (p<0,05). Os dados foram analisados pelo programa SPSS versão 25. Resultados: Os indivíduos apresentaram idade mediana de 62 anos. A maioria da amostra (58,4%) eram mulheres e de raça não branca (RP=1,10; IC95%0,98-1,26). 50,4% estiveram pré-diabéticos e, destes, 55,5% apresentavam algum grau de IAN (RP 1,13; IC95%1,01- 1,27), 59,6% eram idosos (RP=1,14; IC95%1,02-1,28), 51,8% tinham excesso de peso (RP=1,19; IC95%1,06-1,27) e 60,6% hipertrigliceridemia (RP=1,23; IC95%1,08-1,39). As demais variáveis não demonstraram significância estatística na análise ajustada. Quanto às praticas alimentares, destacamos as seguintes sentenças, consideradas práticas alimentares saudáveis com associação significativa na presença de IAN: “Costumo comer fruta no café da manhã” (p=0,001), “Quando escolho frutas, legumes ou verduras, dou preferência àqueles de produção local” (p=0,043), “Costumo comprar alimentos em feiras livres ou de rua” (p=0,057), “Costumo fazer minhas refeições sentado(a) à mesa” (p=0,004) “Costumo comer fruta no café da manhã” (p=0,001), “Quando escolho frutas, legumes ou verduras, dou preferência àqueles de produção local” (p=0,043), “Costumo comprar alimentos em feiras livres ou de rua” (p=0,057), “Costumo fazer minhas refeições sentado(a) à mesa” (p=0,004). E práticas alimentares não saudáveis: “Costumo pular pelo menos uma das refeições principais (almoço e jantar) (p=0,054), “Costumo fazer minhas refeições sentado (a) no sofá da sala ou na cama” (p=0,000), “Quando bebo café ou chá, costumo colocar açúcar” (p=0,001), “Tenho o hábito de beliscar no intervalo entre as refeições (p=0,003) e “Costumo frequentar restaurantes fast-food ou lanchonetes” (p=0,030). Conclusão: Existe uma alta incidência a de indivíduos com IAN e pré-diabetes. Esta possível associação confirma que os indivíduos mais vulneráveis são os mais atingidos no desenvolvimento de DCNT’s, em especial o pré-diabetes. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de políticas públicas de acesso a alimentos de boa qualidade nutricional e de promoção de estilos de vida saudáveis, que propiciem a diminuição da pré-diabetes e consequentemente o DM2.

Externa ao Programa - 2374737 - INGRID WILZA LEAL BEZERRA - nullExterna ao Programa - 2307522 - NILA PATRÍCIA FREIRE PEQUENO - nullExterno à Instituição - SAVIO MARCELINO GOMES - UFPB
Presidente - 1452705 - SEVERINA CARLA VIEIRA CUNHA LIMA
Notícia cadastrada em: 30/01/2023 14:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao