Banca de DEFESA: Ângela Waleska Freire de Sousa Papa

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ângela Waleska Freire de Sousa Papa
DATA : 25/11/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sessão pública realizada por videoconferência
TÍTULO:

Análise discriminante na urina de pacientes com alterações glicêmicas baseada em ressonância magnética nuclear: estudo piloto.


PALAVRAS-CHAVES:

Diabetes tipo 2, metabolômica, urina, ressonância magnética nuclear.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A metabolômica tem sido aplicada na investigação de mecanismos fisiopatológicos de várias doenças, como o diabetes. O perfil metabolômico pode ser estudado a partir de amostras biológicas, sendo a urina uma das preferidas devido a confiabilidade e facilidade de obtenção. Aprimorar estratégias para discriminar metabólitos normais e/ou patológicos de determinados doenças são importantes para aplicação clínica da metabolômica. O objetivo do estudo foi caracterizar a população do estudo formada por indivíduos com alterações glicêmicas e testar a viabilidade do uso da Ressonância Magnética Nuclear como método espectroscópico para análise de metabolômica na urina. A população do estudo foi dividida em três grupos: Grupo DM2 - pacientes com diabetes tipo 2 (DM2), o Grupo PDM - pacientes com pré-diabetes (PDM); e o Grupo controle (C) formado por indivíduos saudáveis. Os participantes foram caracterizados em relação as variáveis demográficas, clínicas, de estilo de vida, antropométricas, dieta, perfil glicêmico e lipídico. Os espectros da urina 24h foram adquiridos a partir do RMN e posteriormente os dados foram analisados pela Análise de Componentes Principais (APC), seguida da análise não supervisionada. Uma série de algoritmos foram testados para verificar qual modelo tinha melhor acurácia, sensibilidade e especificidade. Os valores de glicemia em jejum, HbA1c e HOMA-IR dos grupos DM2 e PDM foram significativamente diferentes do controle. Os grupos PDM e DM apresentaram elevados valores de circunferência da cintura. A composição da dieta não diferiu entre os grupos e estava adequada quanto a proporção de macronutrientes, e deficiente em fibra total. O conjunto de sinais dos metabólitos baseada nos deslocamentos químicos (picos) obtidos, resultou na identificação de 21 regiões características de metabólitos, dentre estes, destaca-se a glicina, ureia, glicose, acetato, citrato e creatinina. Especificamente, quatro sinais apresentaram diferença significativa nas seguintes faixas de ppm (3,27; 3,37; 3,5.9; 3,75 e 9,29). Os scores de APC demonstraram separação parcial entre os grupos. O modelo GA-LDA foi o algoritmo mais responsivo para a discriminação da urina dos grupos quanto á acurácia, sensibilidade e especificidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2323511 - ADRIANA AUGUSTO DE REZENDE
Presidente - ***.476.444-** - LUCIA DE FATIMA CAMPOS PEDROSA - UFRN
Externo à Instituição - ROBERTO RODRIGUES CUNHA LIMA - IFRN
Notícia cadastrada em: 08/11/2022 12:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao