Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO JONATAN DE SOUSA

DISCENTE : BRUNO JONATAN DE SOUSA
DATA : 31/10/2022
LOCAL: Sessão pública realizada por videoconferência

CHUMBO EM VEGETAIS FOLHOSOS PROVENIENTES DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO CONVENCIONAIS E ORGÂNICOS: REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE

Elementos-traço. Chumbo. Alimentos orgânicos. Agricultura convencional. Revisão sistemática

O chumbo (Pb) é uma das 10 substâncias químicas de maior preocupação para a saúde pública listadas pela OMS, estando associado à toxicidade em todos os órgãos. Uma das razões para a ocorrência de Pb em alimentos são as práticas agrícolas, por exemplo, quando são utilizados pesticidas contendo Pb. Nesse contexto, sistemas de produção orgânicos ganham destaque por não fazerem uso de agrotóxicos. Diante disso, está sendo conduzida uma revisão sistemática (RS) com o objetivo de reunir evidências para responder se existem diferenças entre os níveis de Pb em hortaliças folhosas convencionais e orgânicas. O PRISMA-P 2015 e seu checklist foram utilizados para orientação na construção do protocolo desta RS, que foi registrado na plataforma PROSPERO sob o código CRD42022306048. Como acrônimo norteador do presente estudo, e de seus critérios de elegibilidade, tem-se o PECOS, referindo-se à população (vegetais folhosos orgânicos), exposição (ocorrência de Pb), comparador (vegetais folhosos convencionais), desfechos (ocorrência de Pb em vegetais folhosos de ambos os sistemas de produção, e desfechos secundários), e tipo de estudo (estudos que reportem dados primários). Sendo assim, foram incluídos apenas estudos analíticos transversais que relatam dados sobre a análise de Pb em vegetais folhosos cultivados convencional- e organicamente. As buscas foram realizadas em 12 bases de dados eletrônicas: AGRICultural OnLine Access (AGRICOLA), CAB Direct, Embase, Food Science and Technology Abstracts (FSTA/EBSCO), GALE Academic OneFile, Google Scholar, International System for Agricultural Science and Technology (AGRIS), Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), Medline (OVID), ScienceDirect (Elsevier), Scopus, e Web of Science. Nenhuma restrição foi aplicada quanto ao idioma ou período de publicação. Os registros levantados por meio das buscas nas bases de dados (n=3.291) foram importados para o aplicativo Rayyan Intelligent Systematic Review, que foi utilizado para seleção de estudos em diferentes fases, sendo elas, remoção de duplicatas, triagem por meio da leitura de títulos e resumos, e leitura completa dos estudos, fases nas quais foram removidos 1.122, 2.095 e 44 registros, respectivamente. Houve impossibilidade de recuperação de nove registros para leitura completa, apesar das tentativas sistemáticas de comunicação com autores, instituições e periódicos. Dessa forma, um total de 21 estudos foram incluídos. Atualmente, esta RS encontra-se nas fases de extração de dados e avaliação do risco de viés dos estudos incluídos, esta última será realizada por meio do uso da ferramenta de avaliação crítica do Joanna Briggs Institute para estudos que relatam dados de prevalência. O GRADE será usado para avaliar a qualidade da evidência científica. Os dados serão avaliados quanto à heterogeneidade, o que determinará se a meta-análise será viável. Do ponto de vista da Saúde Pública, esta RS classifica-se como uma ação de vigilância sanitária, pois permitirá comparar os níveis de Pb em hortaliças convencionais e orgânicas, discussões relevantes sobre segurança alimentar, sustentabilidade e saúde humana, e potencial suporte para estabelecer políticas públicas voltadas para sistemas de produção menos agressivos ao ambiente.

Interno - 3652554 - FRANCISCO CANINDE DE SOUSA JUNIOR
Externa ao Programa - 2665457 - GIDYENNE CHRISTINE BANDEIRA SILVA DE MEDEIROS - nullPresidente - 3211846 - KARLA SUZANNE FLORENTINO DA SILVA CHAVES DAMASCENO
Notícia cadastrada em: 11/10/2022 11:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao