Banca de QUALIFICAÇÃO: AYLEN EVELIN MENDOZA CÁCERES

DISCENTE : AYLEN EVELIN MENDOZA CÁCERES
DATA : 18/05/2022
LOCAL: Sessão pública realizada pela plataforma Google Meet

PADRÃO SONO-VIGÍLIA, ESTADO NUTRICIONAL ANTROPOMÉTRICO E PRÁTICAS ALIMENTARES ENTRE ADULTOS E IDOSOS: ESTUDO BRAZUCA NATAL/RN

Duração de sono, guia alimentar para população brasileira, ciclo circadiano, ciclo claro-escuro

O padrão sono-vigília tem sido estudado por se constituir em importante aspecto relacionado à saúde das pessoas. Em adição, estudos evidenciam a influência da obesidade no sono insuficiente, a partir das alterações no consumo alimentar, evidenciando a relação com o ciclo circadiano e as adaptações fisiológicas. Neste sentido, este estudo tem como objetivo avaliar a associação entre os padrões de ciclo sono-vigília, estado nutricional antropométrico e adesão às recomendações do Guia Alimentar para a população brasileira, entre população adulta e idosa do município de Natal/RN. Estudo de delineamento transversal, realizado no âmbito do projeto Brazuca Natal, com 411 adultos e idosos. Os dados foram coletados por instrumento padronizado, utilizando a plataforma Epicollect5. O padrão sono-vigília foi verificado a partir do cálculo de horários de dormir e acordar, as questões relacionadas com a satisfação do sono foram coletas a partir do Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida. O estado nutricional antropométrico foi avaliado por meio do IMC e as práticas alimentares inadequadas pela adesão ao Guia Alimentar da população brasileira. Verificamos que 42,1% (IC95% 375-46,6%) da população de estudo possuem duração do sono que pode ser apropriada ou não recomendado, e 27% (IC95% 22,6-31,1%) estão muito insatisfeitos e insatisfeitos com seu sono. Do total de pessoas avaliadas, 70,1% apresentaram excesso de peso, 13,4% (IC95% 10,5-16,5%) tiveram baixa adesão às recomendações do Guia Alimentar e 40,1% (IC95% 35,5-45,0%), média adesão. Verificamos que a cada aumento no valor do escore de adesão às recomendações do Guia Alimentar para a população brasileira, a chance da pessoa considerar-se muito insatisfeita/insatisfeita com seu sono era reduzida em 4% quando comparada àquelas muito satisfeitas/satisfeitas com o sono (OR=0,96; IC95% 0,93-0,99). As pessoas que tinham a duração do sono conforme as recomendações, consideravam-se muito satisfeito/satisfeito com o sono, e que não conviviam com companheiro dormiam cerca de 23 a 76 minutos a mais. Concluímos que a população estudada apresentou elevada proporção de pessoas com duração do sono não recomendado/apropriado e cerca de 1/3 muito insatisfeito/insatisfeito com o seu sono. A ocorrência de excesso de peso foi elevada e a adesão às recomendações ao Guia Alimentar para a população brasileira foi baixa. Observou-se que quanto menor a adesão ao Guia Alimentar, mais insatisfeita com o sono a pessoa era. Ademais, pessoas com a duração do sono recomendada, que se considerava muita satisfeita/satisfeita com seu sono e que não conviviam com companheiro apresentaram maior tempo de duração do sono.

Externa ao Programa - 1692571 - ANNA CECILIA QUEIROZ DE MEDEIROS
Externa à Instituição - BARTIRA GORGULHO - UFMT