Banca de DEFESA: ADRIANA LEÃO DE MIRANDA FERREIRA

DISCENTE : ADRIANA LEÃO DE MIRANDA FERREIRA
DATA : 14/09/2021
LOCAL: Sessão pública realizada por meio de vídeo conferência

ASSOCIAÇÃO ENTRE OBESIDADE METABOLICAMENTE SAUDÁVEL E HEALTH EATING INDEX EM ADOLESCENTES DE UMA CAPITAL DO NORDESTE

Obesidade, adolescentes, Heath Eating Index, obesidade metabolicamente saudável.

Introdução: A adolescência por ser um período de transição e de mudanças significativas, torna-se um período de vulnerabilidade nutricional para doenças crônicas, entre elas a obesidade. Os fenótipos da obesidade podem ser divididos em obesidade metabolicamente saudável (OMS) e a obesidade metabolicamente adversa (OMA), que incluem indivíduos com obesidade sem apresentar alterações metabólicas e apresentando alterações metabólicas respectivamente. Dentre os fatores etiológicos da obesidade que poderiam estar associados com um perfil metabólico favorável está a alimentação. O método a priori com uso de índices têm sido utilizados para avaliar a qualidade da alimentação de adolescentes e verificar divergências entre os perfis metabólicos. Entre os índices baseado em scores destacamos a utilização do Health Eating Index (HEI). Objetivo: Avaliar as diferenças entre adolescentes OMS e OMA na alimentação por meio do HEI, renda, dados antropométricos, atividade física, sono e verificar divergências entre os sexos. Metodologia: Estudo transversal, amostragem não-probabilística em adolescentes com excesso de peso atendidos no Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes de outubro de 2016 e fevereiro de 2020. Analisados dados de consumo dietético (recordatório de 24h e cálculo HEI), antropométricos (peso, estatura, índice de massa corporal-IMC, Razão cintura/estatura-RCE, circunferência da cintura-CC), de pressão arterial, dados bioquímicos (perfil lipídico, glicemia e Homeostasis Model Assesssement of Insulin HOMA-IR), atividade física e sono. Os adolescentes OMS foram classificados conforme proposto por Damanhoury et al (2018). Os testes T de Student ou ANOVA One way e Mann-Whitney ou Kruskall-Wallis foram aplicados conforme normalidade da distribuição. Para variáveis categóricas foram utilizados os testes do qui-quadrado e teste exato de Fisher. Para verificar a associação entre OMS e o HEI foram realizadas análises de regressão logística, tendo como variáveis de ajuste energia consumida, idade, renda, atividade física, sono e RCE. O nível de significância de 5% foi adotado. Resultados: A amostra foi composta por 157 adolescentes, observamos características semelhantes entre os sexos, para a idade e alterações metabólicas (HDL, TG e glicemia). As meninas apresentaram pior perfil de HOMA-IR (p=0,003), menor circunferência da cintura (CC) (p=0,021), menor razão cintura estatura (RCE) (p=0,004), menor consumo calórico (p=0,002) e menor pontuação do HEI (p=0,05) em relação aos meninos. Dentre os adolescentes 14,6% apresentaram perfil OMS e 85,35% OMA. Os adolescentes OMS apresentaram menor consumo de sódio (p=0,034), maior renda (p=0,026), menor circunferência de cintura (p=0,001) e melhor índice HOMA-IR (p=0,017). Na regressão observamos maior pontuação do HEI em meninos como um fator protetor para alterações metabólicas (OD 95% IC 0,77 (0,6-0,99). Conclusão: Adolescentes OMS consomem menos sódio e apresentam melhor perfil de renda. Os meninos apresentam maior CC e RCE, maior consumo kcal e melhor pontuação do HEI e uma melhor qualidade de alimentação foi fator de proteção em relação a alterações metabólicas nos meninos.

Externa ao Programa - 070.661.704-58 - ADÉLIA DA COSTA PEREIRA DE ARRUDA - UFPB
Externo à Instituição - FLÁVIA EMÍLIA LEITE DE LIMA FERREIRA