Banca de DEFESA: THATYANE OLIVEIRA SOUZA

DISCENTE : THATYANE OLIVEIRA SOUZA
DATA : 30/03/2020
LOCAL: Sala de aula 01 do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC

SÍNDROME METABÓLICA, CINTURA HIPERTRIGLICERIDÊMICA E INGESTÃO DE NUTRIENTES EM ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO

Adolescente, sobrepeso, obesidade, síndrome metabólica, cintura hipertrigliceridemica, consumo habitual.

A epidemia mundial de obesidade na faixa etária pediátrica é responsável pela ocorrência de desordens metabólicas que podem culminar na Síndrome Metabólica (SM). O estudo teve como objetivo avaliar a frequência de SM e Cintura Hipertriglicerodêmica (CHT) e sua associação com a prevalência de inadequação de micronutrientes em adolescentes com excesso de peso com e sem a SM. Estudo transversal, por amostragem não-probabilística, com adolescentes, com excesso de peso, atendidos no Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN, Natal/RN. Foram coletados dados antropométricos, bioquímicos e de consumo alimentar e dietético. Realizamos dois recordatórios de 24 horas para estimar o consumo habitual de energia e nutrientes. A prevalência de inadequação de micronutrientes foi estimada pela Estimated Average Requirement (EAR) como ponto de corte, com ajustes pelas variâncias intra e interpessoal e de energia. A normalidade de distribuição dos dados foi verificada pelo teste de Komolgorov-Smirnov e o teste U de Mann-Whitney. O teste t-Student para verificar diferenças nas características metabólicas dos adolescentes com e sem SM, e com e sem CHT. Teste Qui-quadrado de Pearson ou teste exato de Fisher para verificar a associação binária das variáveis com a SM. A regressão de Poisson foi utilizada para verificar a razão de prevalência entre a CHT e a SM. A amostra final foi composta por 168 adolescentes, 53 % do sexo masculino e média de idade de 11,6 ± 1,6 anos. Registramos 57,1% com obesidade, 22,2% com SM e 42,3% com CHT. Verificamos diferenças significativas entre os adolescentes com e sem SM para PC, glicemia de jejum, insulina de jejum, HOMA-IR, triglicerídeos e HDL-colesterol. A SM foi associada com o IMC, PC, glicemia de jejum, insulina de jejum, HOMA-IR, HDL-colesterol, triglicerídeo, tanto pelo ponto de corte para SM, quanto para o da CHT, assim como foi associada com a CHT. A CHT foi associada a SM independente da glicemia de jejum, HDL-colesterol e triglicerídeos, e a razão de prevalência entre CHT e SM foi de 5,02 (IC95%, 1,94 a 12,99; P = 0,001). O consumo médio de energia e macronutrientes nos adolescentes com SM foi de 1671,58 Kcal/dia, 52,45% de carboidrato, 16,70 % de proteína, 30,85 % de gordura total e 16,77 g/dia de fibra. A prevalência de inadequação de micronutrientes em ambos os sexos foi de 100% para os seguintes nutrientes, independente da presença da SM: vitamina D, vitamina E, cálcio, vitamina B12. Encontramos elevadas prevalências de inadequação para os adolescentes com e sem SM respectivamente, vitamina A (80,51 – 98,54%), vitamina B1 81,59 – 99,62%), vitamina B2 (92,79 – 100%), vitamina B6 (96,86– 99,78%), fósforo (91,31 – 97,13%), magnésio (95,15 – 100%), cobre (77,34 – 92,22%). Concluímos que houve uma elevada prevalência de SM, correlacionada com o estado antropométrico, PC, glicemia de jejum, HOMA-IR, HDL-c e triglicerídeos, assim como associado com a CHT. Foram observadas adequações quanto ao consumo de energia e macronutrientes e elevadas prevalências de inadequação no consumo de vitaminas e minerais independente da presença da SM.

Interna - 2646462 - BRUNA LEAL LIMA MACIEL
Externo à Instituição - FLÁVIA EMÍLIA LEITE DE LIMA FERREIRA
Presidente - 1452705 - SEVERINA CARLA VIEIRA CUNHA LIMA
Notícia cadastrada em: 09/03/2020 14:07