Banca de DEFESA: SARA ESTÉFANI SOARES DE SOUSA

DISCENTE : SARA ESTÉFANI SOARES DE SOUSA
DATA : 31/07/2018
LOCAL: Auditório da Superintendência de Infraestrutura - SIN/UFRN.

Status de vitamina D e fatores associados em idosos institucionalizados de Natal/RN.

Vitamina D; Idosos; Instituição de Longa Permanência para idosos.

O objetivo do presente estudo foi avaliar o status de vitamina D e os fatores associados em idosos institucionalizados de Natal/RN. Estudo transversal realizado com 153 idosos residentes em nove Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da cidade de Natal/RN, entre 2012 - 2015. O modelo teórico foi construído conforme os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) para avaliar as associações, elegendo-se como variável dependente a concentração de 25 hidroxivitamina D [25(OH)D] no soro e como variáveis independentes: tipo de ILPI, tempo de institucionalização e escolaridade (camadas distal); idade, sexo, cor da pele, índice de massa corporal, perímetro da panturrilha e abdominal, prática de atividade física, mobilidade, ingestão dietética de vitamina D e cálcio, uso de suplemento de vitamina D, uso de antiepiléticos (camadas proximais); e estação do ano (camada transversal). A concentração de 25(OH)D no soro foi determinada por quimioluminescencia, sendo os idosos diagnosticados como “insuficiente” quando os valores foram abaixo de 30ng/mL. Os dados do consumo alimentar foram obtidos pelo método do registro alimentar por pesagem direta dos alimentos. O teste de Qui-quadrado de Pearson foi utilizado para averiguar as associações entre as variáveis. Dentre os idosos, 71,2% estava com insuficiência de vitamina D. A idade média dos idosos foi de 81,7(9,2) anos, com predomínio do sexo feminino (78,4%). A maioria dos idosos residia em instituição sem fins lucrativos (68%) e 54,7% dos idosos eram da cor branca. Foi observada uma elevada inadequação dietética de vitamina D e cálcio, 98% e 77,8%, respectivamente; e que 71,2% da população tinha insuficiência de vitamina D (24,5ng/mL; IC: 3,10 – 28,96), ressaltando que a avaliação da 25(OH)D ocorreu predominantemente na estação verão. Não houve associações os DSS e as possíveis consequências da deficiência estabelecidos. Dentre outras características, 70,2% não praticavam atividade física, 86,9% possuía algum grau de mobilidade e 66,7% apresentava incapacidade cognitiva grave. A população dos idosos institucionalizados apresentou elevada insuficiência de vitamina D, que não foi associada com dos DSS. A atenção à saúde do idoso deve ter foco para os fatores de risco modificáveis relacionados com o status de vitamina D e com outras condições do envelhecimento.

Externo à Instituição - FLÁVIA FIORUCI BEZERRA - UERJ
Presidente - 349432 - LUCIA DE FATIMA CAMPOS PEDROSA