Banca de QUALIFICAÇÃO: ILANNA MARQUES GOMES DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ILANNA MARQUES GOMES DA ROCHA
DATA : 20/04/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula 9 do Departamento de Educação Física - DEDFIS/UFRN
TÍTULO:

Toxicidade em pacientes com neoplasias do trato gastrointestinal submetidos à quimioterapia: associação com a sarcopenia e caquexia.


PALAVRAS-CHAVES:

Sarcopenia; caquexia; toxicidade quimioterápica; estado nutricional; câncer gastrointestinal.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

A quimioterapia é um tratamento sistêmico, de grande relevância para o paciente oncológico, no entanto, que pode ocasionar uma série de eventos adversos, denominado toxicidades. Na avaliação do estado nutricional, a sarcopenia e caquexia vêm sendo associado a diversos prognósticos desfavoráveis no câncer, como uma maior toxicidade durante quimioterapia. Assim, objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da composição corporal na ocorrência de toxicidades e deterioração no estado nutricional e capacidade funcional dos pacientes durante três primeiros ciclos de tratamento quimioterápico para neoplasias do trato gastrointestinal. Realizou-se estudo prospectivo com pacientes iniciando primeiro ciclo de quimioterapia. A graduação de toxicidade hematológica e gastrointestinal e a presença de dose limite de toxicidade (DLT) foi avaliada de acordo com os critérios do NCI Common Toxicity Criteria, a capacidade funcional foi avaliada através da força de preensão palmar (dinamometria) e da escala de desempenho ECOG, o estado nutricional foi medido pela avaliação subjetiva global produzida pelo próprio paciente (ASG-ppp). Para avaliação da sarcopenia utilizou-se o índice de massa muscular, através de tomografia computadorizada com mensuração das áreas seccionais da porção L3 (cm2/m2) e classificação conforme pontos de corte específico. O diagnóstico de caquexia foi realizado de acordo com Consenso atual, baseado na perda involuntária de peso na ausência de anorexia associado com presença de sarcopenia. Os resultados incluiram Setenta e sete (77) pacientes, com maior prevalência do sexo masculino (57,1%) e média de idade de 62,2 anos. Ao início do estudo, a maioria dos participantes apresentavam estado nutricional adequado, com 44,2% dos avaliados eutróficos, e boa capacidade funcional (85%) pelo ECOG. Durante a quimioterapia, pacientes sarcopênicos apresentaram significativamente maiores graus de toxicidade em anorexia (p=0,045), náusea (p=0,044) e leucopenia (0,036). Nos caquéticos, níveis significativos superiores de eventos adversos foram encontrados para diarreia (p=0,018), náusea (p=0,002) e anorexia (0,001 e 0,031 no primeiro e segundo ciclo, respectivamente). Sarcopênicos e caquéticos também apresentaram maior DLT tiveram pior evolução do estado nutricional e capacidade funcional no decorrer dos ciclos. Em conclusão, a sarcopenia e caquexia foram associados significativamente com a toxicidade gastrointestinal e bioquímica, piora do estado nutricional e capacidade funcional nos 3 primeiros ciclos de quimioterapia em pacientes com câncer gastrointestinal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1879430 - ANA PAULA TRUSSARDI FAYH
Externo à Instituição - JULIANA FLORINDA DE MENDONCA REGO - LNRCC
Externo ao Programa - 2315640 - MARCIA MARILIA GOMES DANTAS LOPES
Notícia cadastrada em: 09/04/2018 11:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao