Banca de DEFESA: ALEX AUGUSTO DE SOUZA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEX AUGUSTO DE SOUZA SANTOS
DATA : 24/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

Arquitetura de suporte à configuração de redes de computadores baseada em linguagem natural e descoberta de dispositivos


PALAVRAS-CHAVES:

linguagem natural, gerenciamento de redes residenciais, classificação de dispositivos.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

A internet está se tornando cada vez mais acessível e disponível para um número maior de pessoas. Contudo, os utilizadores de internet hoje em dia não são mais entusiastas ou acadêmicos como na sua origem, são pessoas comuns. Consequentemente os usuários que por necessidade precisam administrar uma rede local sob sua responsabilidade não são pessoas habilidosas tecnicamente e que tenham conhecimentos de jargões utilizado em redes de computadores. No contexto de uma rede local residencial, a presença crescente de dispositivos e a necessidade de controlar o acesso à rede demandam soluções que sejam acessíveis e intuitivas para usuários comuns que desejam ter um maior controle da sua rede.
No entanto, as interfaces de configuração de roteadores residenciais atualmente são limitadas, pouco intuitivas e amigáveis ao publico em geral. Dessa forma, dificultam o controle de acesso e a personalização de configurações mais avançadas, por elas requererem conhecimentos técnicos especializados. Além disso, a ausência de padronização nessas interfaces cria obstáculos de acessibilidade para usuários. Como consequência, eles enfrentam dificuldades na configuração eficaz de seus roteadores residenciais, limitando sua capacidade de controlar o acesso à rede e de personalizar configurações. O uso da linguagem natural, seja através de voz ou texto vem a ser uma interface que apresenta uma vantagem neste contexto por sua simplicidade e acessibilidade para este público.
Este trabalho aborda essa problemática e propõe uma arquitetura em camadas que utiliza linguagem natural e recursos de automação para facilitar a configuração de redes residenciais, sobretudo com o foco no controle de acesso de dispositivos e classes de dispositivos. Esta abordagem busca eliminar a necessidade de conhecimentos técnicos especializados por parte do usuário.
Para atingir este objetivo, o presente trabalho aborda uma revisão do estado da arte com relação ao uso da linguagem natural no contexto da configuração de redes baseadas em intenção e contribui com a apresentação de mapeamento sistemático sobre o uso da linguagem natural para configuração de redes no contexto doméstico e com estratégias existentes para identificação e classificação de tipos de dispositivos em uma rede com dispositivos heterogêneos. Através do uso de ferramentas de processamento de linguagem natural, facilitado por inteligência artificial e recursos como identificação automática e classificação dos dispositivos, espera-se oferecer a pessoas comuns uma experiência mais intuitiva e eficiente na configuração de suas redes residenciais.
Para validar a solução proposta, um protótipo em linguagem python será constituído estabelecerá uma hierarquia de tipos de dispositivos e uma hierarquia de intenções de configurações. Ambas compatíveis com o ambiente residencial. O protótipo se utilizará de comunicações entre APIs e protocolo SSH para conceder interoperabilidade entre as camadas propostas.
Os resultados da pesquisa indicam que o uso da linguagem natural para configuração de redes ainda é pouco explorado no contexto residencial, principalmente no que se refere a detecção automática dos tipos de dispositivos presentes na rede. Até o momento as hierarquias propostas estão estabelecidas, assim como descritores necessários para o funcionamento do protótipo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3139050 - ROGER KREUTZ IMMICH
Interno - 1874895 - RAMON DOS REIS FONTES
Externo à Instituição - Bruno Dalmazo - FURG
Externa à Instituição - ELIZAMA DAS CHAGAS LEMOS - IFRN
Notícia cadastrada em: 27/10/2023 10:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao