Apresentação
  1. O MPES


O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Software (PPgSW) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD),  oferece o Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Software (MPES). O MPES visa, através da oferta do curso Stricto Sensu regular de Mestrado Profissional em Engenharia de Software:

I - Promover a formação e capacitação de profissionais que conduzam e liderem atividades

de pesquisa e desenvolvimento através da aplicação de conhecimento científico avançado da área de engenharia de software visando a solução de problemas relacionados ao desenvolvimento de software, de forma a atender demandas da sociedade e do mercado de trabalho;

II - Promover a integração e interação com o setor produtivo nacional e regional, através da

transferência de conhecimento (tecnologia, técnicas, métodos) e geração de inovação (produtos, serviços) que auxiliem empresas públicas e privadas no aumento da produtividade e melhoria da qualidade de suas atividades de desenvolvimento de software;

III - Promover a formação e capacitação de profissionais que possam empreender e liderar o desenvolvimento de produtos e sistemas de software inovadores para o país, visando atender demandas locais, regionais e nacionais.


O MPES tem como a área de concentração Engenharia de Software e as seguintes linhas de pesquisa:

I – Engenharia de Sistemas Web;

A linha de pesquisa em Engenharia de Sistemas Web tem como objetivo investigar e desenvolver métodos, técnicas e ferramentas relacionados ao desenvolvimento de aplicações baseadas na web, no que se refere às diferentes disciplinas da engenharia de software.

II – Desenvolvimento de Jogos Digitais.

A linha de pesquisa em Desenvolvimento de Jogos Digitais concentrará suas investigações principalmente nos aspectos dos jogos relacionados ao comportamento inteligente dos personagens do mundo virtual, as técnicas de interação humano-computador, e novas formas de interação tridimensional e de aplicação baseadas na integração entre elementos virtuais e elementos reais


  1. PÚBLICO-ALVO


O PPgSW tem como público alvo profissionais que atuem, ou tenham interesse, na aplicação de técnicas avançadas de engenharia de software para a resolução de problemas relacionados ao desenvolvimento de software.

O egresso do Mestrado Profissional em Engenharia de Software deverá ser capaz de propor, desenvolver e liderar projetos de desenvolvimento de software inovadores, através da aplicação de conhecimento que reflita o estado-da-arte de diferentes áreas da engenharia de software. A capacitação deste profissional terá foco na inovação tecnológica e, para isso, utilizará procedimentos e técnicas compatíveis com as utilizadas nas indústrias.


  1. DURAÇÃO/CARGA HORÁRIA


O Mestrado Profissional em Engenharia de Software tem duração média de 24 meses (2 anos), onde o primeiro ano é dedicado a aulas com uma carga horária mínima de 360h (equivalente a 12 componentes curriculares de 30h cada), sendo 180h de componentes obrigatórias e 180h de optativas.

O segundo ano é dedicado ao desenvolvimento de uma pesquisa, devendo o aluno defender uma qualificação até o 18° mês, e defender seu trabalho de conclusão até o 24° mês.

  1. DIAS, HORÁRIOS E PERIODICIDADE DAS AULAS


As aulas do MPES ocorrem sempre às sextas-feiras e sábados, mas não necessariamente todos os fins de semana.

As aulas são concentradas nos seguintes horários:

Sexta: 13h30 às 21h45

Sábado: 8h às 17h30


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - CARLOS EDUARDO DA SILVA

    Telefone/Ramal: (84) 3342-2216

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: ppgsw@imd.ufrn.br

  • - EIJI ADACHI MEDEIROS BARBOSA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao