Banca de DEFESA: LUCAS NOVAIS ASSUNÇÃO

DISCENTE : LUCAS NOVAIS ASSUNÇÃO
DATA : 30/04/2023
LOCAL: Remoto e Online - Google Meet

Perda de conhecimento em projetos de software devido a rotatividade de profissionais de TI: Um estudo na Universidade Federal de Viçosa UFV

perda de conhecimento; retenção de conhecimento; rotatividade; desenvolvimento de software; tecnologia da informação.

O conhecimento é considerado um dos ativos estratégicos mais importantes para as organizações contemporâneas. Prusak (1997) destaca que conhecimento e inteligência estão conectados: a inteligência é necessária para se gerar conhecimento e o conhecimento fornece a base através da qual a inteligência pode ser aplicada. A Inteligência advém de pessoal qualificado que, apoiado pelos recursos de Tecnologia da Informação (TI), executa, gerencia e toma as melhores decisões para o bom desempenho das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Pesquisas mostram que a rotatividade de profissionais de TI tornou-se um problema crônico e o déficit pode chegar a meio milhão até 2025, refletindo uma aceleração significativa da demanda deste setor. Além disso, formam-se no Brasil 53 mil pessoas ao ano um terço da demanda projetada e quase 50% dos já contratados nos últimos 12 meses tiveram duas ofertas de emprego adicionais, as quais são levadas em consideração e que pode vir a representar a saída voluntária da atual organização num curto ou médio prazo. A rotatividade de profissionais de TI acarreta diversos custos; minimizar e conter seus danos tornou-se um difícil e recorrente desafio para os gestores de Recursos Humanos, não somente por questões econômicas, mas sobretudo para a gestão e preservação do principal ativo imaterial diretamente responsável pelo sucesso de qualquer organização: o conhecimento. Este trabalho apresenta um estudo sobre perda e retenção de conhecimento na Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde o fenômeno da rotatividade para o cargo de Técnico em Tecnologia da Informação nos anos de 2021 e 2022 foi considerado relevante. Ao final, foram propostas recomendações para mudanças e tratamento dos principais problemas que emergiram do contexto estudado. O objetivo geral é assegurar o bom andamento dos trabalhos, preservar a memória institucional e evitar eventuais perdas de recursos públicos.

Externo à Instituição - AWDREN DE LIMA FONTAO
Presidente - 2274774 - EIJI ADACHI MEDEIROS BARBOSA
Externo ao Programa - 1961108 - FERNANDO MARQUES FIGUEIRA FILHO - null
Notícia cadastrada em: 17/04/2023 21:00