Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO LUCIO PRIMO DOS SANTOS

DISCENTE : EDUARDO LUCIO PRIMO DOS SANTOS
DATA : 01/12/2023
LOCAL: Museu de Ciências Morfológicas

MEDIAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO MUSEU DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS: UMA ESTRATÉGIA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MORFOLOGIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Educação não formal, Aula Prática, Aprendizagem em Museu, Morfologia.

Ensinar é sem dúvida uma arte fascinante para aqueles que possuem vocação para a educação. Entretanto, muitos desafios são encontrados pelos professores para que esse ensino possa atingir resultados satisfatórios, principalmente quando a disciplina é Biologia. São muitos termos difíceis de assimilar e grande parte das escolas públicas não proporcionam aprendizado prático aos alunos. Nesse contexto, o presente trabalho foi formulado visando avaliar como o Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFRN pode contribuir para o aprendizado prático dos alunos do Ensino Médio acerca da Morfologia. Esse espaço museal, aqui também reconhecido como espaço não formal de educação, possui um grande acervo de peças formolizadas, taxidermizadas e também plastinadas, dispostas em três grandes salas de exposição: Anatomia Humana, Anatomia Comparada e Sala do Mar, e conta com a presença de monitores capacitados para conduzir os visitantes em uma fascinante viagem ao conhecimento. Desse modo, participaram da pesquisa as 6 (seis) turmas da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Edgar Barbosa, localizada na cidade do Natal/RN, totalizando 180 alunos. Contudo, após requisitos de inclusão e exclusão, apenas 63 (sessenta e três) alunos foram considerados para fins estatísticos. Inicialmente foram avaliados os conhecimentos prévios dos alunos através de questionário, o qual também serviu de elemento norteador para a preparação da aula teórica. Em outro momento, o professor de biologia dos alunos, ministrou uma aula teórica em sala de aula sobre a Morfologia do Sistema Respiratório Humano, e após 24 horas os alunos responderam um questionário contendo 10 (dez) questões de múltipla escolha, baseado no assunto estudado. Posteriormente, os alunos participaram de uma aula prática no auditório do MCM em complementação à aula teórica, dessa vez sendo ministrada pelos monitores do museu. Devido o grande número de alunos, a aula prática aconteceu em três dias, mas seguindo a mesma dinâmica e ofertando a mesma qualidade para todos. No MCM os alunos eram separados em grupos e em seguida conduzidos para um estande, que era uma bancada organizada com várias peças anatômicas (sintéticas, formolizadas e/ou plastinadas), no qual eles recebiam as informações repassadas pelo monitor sobre uma região do sistema respiratório, tendo acesso a olhar e/ou manusear as peças disponíveis. Lá permaneciam por dez minutos e após o sinal sonoro, dirigiam-se ao próximo estande, perfazendo um total de 5 estandes, separados da seguinte forma: Estande 1 – cavidade nasal e seios paranasais; Estande 2 – faringe e laringe; Estande 3 – traquéia e brônquios; Estande 4 – bronquíolos e alvéolos pulmonares; Estande 5 – pulmões. Ato contínuo, os alunos responderam novamente a um questionário após 24 horas da aula prática, idêntico ao anterior, objetivando quantificar e comparar os resultados entre esses dois momentos. Através desta pesquisa, os resultados obtidos demonstraram que o Museu de Ciências Morfológicas da UFRN alcançou índices numéricos favoráveis à consolidação do conhecimento dos alunos do ensino médio, mostrando-se importante para a comunidade escolar, como um espaço não formal de ensino.

Presidente - 4507066 - CHRISTINA DA SILVA CAMILLO
Interna - 1672446 - SIMONE ALMEIDA GAVILAN