Apresentação

O PpgBioEF foi criado em julho de 2013 como o resultado da integração científica de docentes dos departamentos de Morfologia, Fisiologia e Biofísica e Farmacologia do Centro de Biociências da UFRN, os quais ofertam disciplinas e outras atividades acadêmicas nos cursos do Centro de Biociências, Centro de Ciências da Saúde, Unidade Acadêmica  Especializada em Ciências Agrárias, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e Ciências Tecnológicas. Nas disciplinas da graduação ministradas por estes docentes, observou-se uma necessidade de romper a abordagem tradicional do ensino cartesiano e promover uma integração de conteúdos transversais permeando um campo amplo das ciências biológicas que são as ciências morfológicas, abordando-as interdisciplinarmente. A formação diversificada e a integração temática das áreas de trabalho dos docentes permitiu o desenvolvimento do ensino e de pesquisas interdisciplinares, em diferentes linhas, mas todas relacionadas com alterações macro, microscópicas e ultra-estruturais aplicadas aos mais variados processos biológicos e experimentais. Como resultado da integração do grupo, foi gerada uma produção científica consistente ao longo dos últimos anos. Além disso, o grupo desenvolve atividades relacionadas à difusão científica junto à comunidade externa, especialmente através de ações de extensão ligadas ao Museu de Ciências Morfológicas (MCM). Hoje o programa conta com orientadores de fora do Centro de Biociências (FACISA) e até de fora da UFRN (UFERSA).

O curso de Mestrado Acadêmico em Biologia Estrutural e Funcional tem por objetivo capacitar profissionais para o exercício da docência e da pesquisa, com ênfase no estudo da morfofisiologia dos sistemas orgânicos, dentro de uma perspectiva multidisciplinar.

As linhas de pesquisa do programa para as quais são ofertadas vagas neste edital são:

a)    Biologia Celular e Tecidual:

Caracterização estrutural dos tecidos e células, bem como sua plasticidade nos sistemas orgânicos dos vertebrados. Aborda o estudo morfofuncional dos diversos sistemas corporais, histofisiologia comparada, patologia experimental, células tronco e suas aplicações

b)   Ensino em Ciências Morfofuncionais

      A linha de pesquisa "Ensino em Ciências Morfofunionais" tem como proposta a avaliação da utilização de diferentes linguagens, metodologias ativas e mídias para enriquecer e viabilizar o ensino dos componentes curriculares da área de ciências morfofuncionais para alunos dos diferentes níveis da educação e alunos com necessidades educacionais especiais da rede pública e privada. Além disso, capacitar professores de ciências para a disseminação do conhecimento das ciências morfofuncionais através da equipe de dicentes e docentes do PpgBioEF, em parceria com o Museu de Ciências Morfológicas da UFRN. Esta linha de pesquisa disponibilizará três unidades de serviço e extensão: 1) Novas estratégias metodológicas de ensino em morfofisiologia; 2) Formação continuada de professores de ciências; 3) Ensino a distância e novas mídias; 4) Ensino inclusivo.

c)      Regulação do Organismo:

Estudo do sistema nervoso de vertebrados em diversos níveis, utilizando técnicas citoquímicas, farmacológicas, ultraestruturais, moleculares e de medição comportamental. Também aborda o controle humoral para regulação da homeostasia orgânica.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - CHRISTINA DA SILVA CAMILLO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - FERNANDO VAGNER LOBO LADD

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao