Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS ALEXANDRE ARAÚJO LINS

DISCENTE : LUCAS ALEXANDRE ARAÚJO LINS
DATA : 30/11/2023
LOCAL: Sala da Pós-graduação BioEF - DMOR/CB

Impacto da pandemia da covid-19 no ensino de anatomia humana para alunos de Farmácia da UFRN.

Morfologia macroscópica, e-learning, saúde mental, motivação, enfrentamento, ciências da saúde.

Desde março de 2020, com a oficialização da pandemia de Covid-19 pela OMS, as aulas teóricas e práticas, como as de anatomia humana, foram transferidas para o formato remoto. Isso privou os alunos da interação pessoal, feedback imediato dos professores e da rica troca de ideias proporcionada pelas aulas presenciais. Para mitigar os impactos da pandemia e dessa transição tecnológica abrupta, tornou-se essencial adotar diversas metodologias, incluindo aulas síncronas, videoaulas, fóruns e um acompanhamento contínuo dos alunos por monitores da disciplina, com atividades que visam estimulá-los e facilitar a compreensão da anatomia humana. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o processo de aprendizagem dos alunos matriculados na disciplina MOR-0048 Anatomia Humana para o Curso de Farmácia do DMOR/UFRN, nos períodos letivos de 2021.1, 2021.2 e 2022.1 em ambos os turnos (matutino e noturno), durante a pandemia de Covid-19, considerando os diferentes fatores envolvidos nesse processo. Com o objetivo de avaliar o ensino-aprendizagem, bem como os fatores que possam influenciá-lo, os estudantes foram avaliados por meio de questionários específicos, a saber: aspectos sociodemográficos, pessoais e clínicos; DASS-21 para avaliação dos níveis de estresse, depressão e ansiedade; IMMS para a avaliação da motivação com as atividades da disciplina; DREEM para avaliação da percepção do ambiente educacional pelos estudantes; Coping para analisar estratégias de enfrentamento das turmas frente às dificuldades e agentes estressores, bem como a avaliação do rendimento acadêmico por meio do índice de notas e, consequente, aprovação ou reprovação, além de um questionário sobre atividades de monitoria. A análise estatística, por meio de testes não paramétricos e comparações múltiplas posteriores, revelaram resultados significativos para observação desses fatores e sua associação com os modelos de ensino aplicado nas diferentes turmas. Os resultados revelaram diferenças significativas na saúde mental dos alunos, com escores mais altos para depressão, estresse e ansiedade no grupo de ensino presencial, seguido pelo ensino remoto e, por último, o ensino híbrido. Além disso, confirmou diferenças significativas na comparação dos escores entre os grupos, destacando a disparidade entre o ensino presencial e o híbrido. Em relação à percepção do ambiente de aprendizagem, os resultados obtidos indicam uma percepção mais positiva nos grupos de ensino remoto e híbrido, enquanto o grupo de ensino presencial pontuou significativamente mais baixo. Os resultados obtidos para a motivação indicam uma provável motivação maior no ensino remoto e híbrido, com o grupo de ensino presencial demonstrando uma motivação geral mais baixa. Quanto às estratégias de enfrentamento, o grupo de ensino presencial apresentou, de forma clara, uma pontuação de maior recorrência na utilização de comportamentos de enfrentamento em situações estressantes, com diferenças significativas em comparação com o grupo de ensino híbrido. No entanto, o grupo de ensino remoto não apresentou diferenças estatisticamente significativas em comparação com as outras modalidades de ensino. De forma conjunta a análise desses aspectos que podem influenciar o processo educacional, ainda utilizamos os resultados obtidos com o rendimento acadêmico e avaliação dos alunos sobre monitorias e atividades afins, para alicerçar os apontamentos dos demais aspectos observados. De uma forma geral, este estudo destaca a influência das diferentes modalidades de ensino na saúde mental, motivação e estratégias de enfrentamento dos alunos durante a pandemia de Covid-19, destacando a necessidade de considerar esses fatores no planejamento e implementação de futuros modelos de ensino.

Presidente - 1544854 - NAIANNE KELLY CLEBIS
Externa ao Programa - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES - UFRNExterna ao Programa - 2140860 - ROVENA CLARA GALVAO JANUARIO ENGELBERTH - UFRN
Notícia cadastrada em: 21/11/2023 20:03