Banca de DEFESA: GABRIEL HENRIQUE SANTANA DA SILVA

DISCENTE : GABRIEL HENRIQUE SANTANA DA SILVA
DATA : 05/09/2023
LOCAL: Auditório do Programa de Pós Graduação em Biologia Estrutural e Funciona

O ENSINO DA MORFOLOGIA HUMANA E AS FERRAMENTAS ACESSÍVEIS PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO DE ESCOPO E A ANÁLISE DO DISCURSO

Ensino Acessível. Morfologia Humana. Deficiência Visual. Ferramentas Acessíveis.

A pessoa com deficiência visual é aquela que apresenta baixa visão ou cegueira. Esses alunos antes de ingressarem no ensino superior enfrentam diversas barreiras precisando muitas vezes se adequar as metodologias de ensino, indo contra um aporte de leis que viabilizam o ingresso e asseguram o acompanhamento desses alunos durante a sua formação. Para a área da saúde, as Ciências Morfológicas tem grande importância para a formação inicial dos discentes, servindo como base para os componentes posteriores. A Anatomia, a Histologia e a Embriologia são componentes das Ciências Morfológicas, cujo as atividades metodológicas baseiam-se no estímulo visual, com atlas anatômicos, espécimes cadavéricos, imagens histológicas, microscópios, esquemas embrionários e outros. Essas ferramentas acabam segregando as pessoas com deficiência visual. Logo essa pesquisa objetivou analisar estudos e discursos epistemológicos no âmbito do ensino da morfologia humana, visando detectar ferramentas de ensino acessíveis para estudantes com deficiência visual. Assim, essa dissertação conta com dois capítulos identificando as ferramentas de ensino e o processo de inclusão e acessibilidade. No capítulo 1 consta de uma revisão de escopo, que através de cominações de palavras permitiu mapear 17 estudos nas principais bases de pesquisa, sendo possível identificar 16 ferramentas, sensoriais e tecnológicas, que favoreceram a acessibilidade do ensino das Ciências Morfológicas. Já o capítulo 2 conta de um levantamento e avaliação das ferramentas de ensino utilizadas no Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, a partir da análise do discurso de 7 discentes, com baixa visão ou cegos, de diferentes cursos da área da saúde. Os participantes, atendidos pela Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da instituição, cursaram componentes curriculares obrigatórios da área de morfologia, como a Anatomia, a Embriologia e a Histologia. A pesquisa permitiu avaliar se durante a empiria ocorreu, ou não, a validação das ferramentas utilizadas pelos estudantescom DV. Para além, foi possível identificar o pouco preparo dos docentes e a falta de flexibilidade com os alunos com deficiência visual no processo de formação e desenvolvimento dos componentes curriculares, a partir da ótica dos discentes.

Presidente - 4507066 - CHRISTINA DA SILVA CAMILLO
Externa à Instituição - FABIANE FERREIRA MARTINS